sábado, 17 de maio de 2014

O Mito das Universidades Públicas na era PT

Pouco antes de encerrar seu mandato em 2010, Lula declarou “[...] não tenho curso superior, mas fui o presidente que mais abriu universidade no Brasil”. Este boato vem sendo propagado e aumentado ao longo do tempo, sendo que algumas declarações inclusive de lideranças do PT, afirmam que Fernando Henrique Cardoso não teria criado NENHUMA universidade enquanto Presidente da República, o que não passa de uma mentira grosseira. 
 
Os números do acesso à universidade comprovam a desonestidade deste boato. Segundo o Censo da Educação Superior do INEP, de 1995 a 2002 (FHC) o número de matrículas em instituições federais cresceu 44,65%, contra contra 20,97% dos seis primeiros anos do Governo Lula (de 2002 a 2008). Durante o governo de FHC, ocrescimento no número total de matrículas no ensino superior também foi mais alto, 109,50% ante 45,98% do Governo Lula. 

Outra questão a ser esclarecida neste caso, é que grande parte das instituições que Lula afirma ter "criado" são na verdade, desmembramentos e fusões de Universidades já existentes. Segundo o relatório Uma Nota técnica sobre a criação de Universidades por categoria administrativa e Gestão Política nos Governos de FHC foram criadas 16 universidades no país, ante 17 "criadas" por Lula. 

Os números comprovam que o discurso de Lula e do PT é MENTIROSO ainda mais se formos considerar que momentos diferentes da história do país e das circunstâncias econômicas não nos permite uma comparação justa. O governo Lula, reconhecidamente ampliou a oferta do Ensino Técnico no país, mas a que custo? Especialmente no caso dos Institutos, a política de expansão adotada pelo PT é bastante questionável. Ora, se há um caminho para a educação superior no país, com certeza não é erguendo escolas sem a devida preocupação com a qualidade e com as condições de funcionamento, e foi isto que o PT fez. E o resultado disso aí está: universidades brasileiras perdendo posições nos rankings internacionais de qualidade, greves generalizadas por todo país, baixo desempenho em pesquisa científica e o aumento de notícias que colocam nossas instituições de ensino superior nas páginas policiais.

O PT tem sua parcela de colaboração na expansão do ensino superior do país, sim. Agora, dizer que governos anteriores nada fizeram pelas Universidades Públicas no Brasil é uma mentira das mais grosseiras! O povo do "nunca antes na história desse país" deveria pesquisar ou ser mais honesto antes de sair repetindo qualquer bobagem que ouve falar por aí...

Nenhum comentário: