sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Cuidado com as estatísticas mal interpretadas


 A taxa de desemprego no país recuou no mês de novembro. Nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice ficou em 4,6%, de acordo com a pesquisa divulgada nesta quinta-feira (19). Em outubro de 2013, o desemprego ficou em 5,2%. Fonte: O Debate

A notícia acima, a primeira vista, parece ser boa. Os lulo petistas em seus blogs e noticiários chapa branca louvam a "boa" notícia. A taxa de desemprego caiu. Mais uma vitória para o governo Dilma, quando as notícias no campo econômico são preocupantes, baixo PIB, inflação em alta, juros subindo etc.

Quem está atento ao cenário econômico e não cai na demagogia petista faz a pergunta: Se houve queda no desemprego, como é que o número de pessoas empregadas, não se alterou? Como pode continuiar estável? Deveria ter aumentado o número de pessoas ocupadas.

O próprio IBGE responde:

"O que a gente vê aqui é a redução da desocupação em função do aumento da inatividade. Então não houve aumento do número de postos de trabalho. O que houve foi aumento das pessoas que passaram para a inatividade", ressaltou o gerente da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo.

Um maior número de pessoas deixou de trabalhar. Muitos por discriminação em função da idade. No B rasil ainda se discrimina muito em função da idade. Até nossa Constituição estabelece aposentadoria compulsória aos 70 anos para os funcionários públicos. Muitos ainda estão no auge da intelectualidade, como juízes, professores universitários etc.

Outro contingente que deixa o mercado de trabalho são os mais jovens, mal preparados pelo nossa decadente qualidade de ensino, não vislumbram oportunidades de desenvolvimento profissional, abandonam seus empregos para estudar mais, ou se preparar para um concurso público ou para entrar na informalidade.

O número de pessoas que abandonaram o mercado de trabalho foi tão grande que sua substituição causou um recorde na queda da taxa de desemprego.

Temos que ficar muito atentos na máquina de propaganda nazista do PT. 


Nenhum comentário: