terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Brasil - O país do pão e circo


"Já há muito tempo, desde quando não vendíamos nossos votos para ninguém, o povo abdicou de seus deveres, o povo que outrora detinha comando militar, altos cargos civis, legiões – tudo, enfim – hoje se restringe, e aguarda ansiosamente, a apenas duas coisas: pão e circo" (Juvenal, Sátira X, 77-81).

O povo brasileiro também abdicou de seus deveres. Abdicou de seu dever de construir um país com justiça social, um país com políticos que primam pela conduta honesta e ética.

Abdicou de deixar um legado de honestidade e ética para seus filhos e netos.

Temos trocado nosso comportamento ético e moral por pão e circo. Passamos achar normal que o político que elegemos só se preocupe em se perpetuar no poder e se  locupletar com o dinheiro do povo.

Altos impostos e nenhum retorno para o povo em forma de benefícios.

Om pão é representado pelo Bolsa Família pago a cada vez mais pessoas. O circo para nós é o futebol, a copa do mundo, as olimpíadas.

Deixamos de discutir medidas que venham a melhorar a qualidade de ensino para nossos filhos, a melhoria na saúde pública, a melhoria nos transportes urbanos para discutir se Ronaldinho deve ou não ser convocado para a seleção brasileira de futebol.

Discutimos se o Cruzeiro ou o Atlético é o melhor time. Vamos aos milhares aos estádios de futebol torcer e brigar selvagemente por nosso time do coração.

Enquanto isto a péssima qualidade de nossa educação, a má qualidade dos serviços públicos, a corrupção desenfreada, generalizada e impune em nosso país nega aos nossos filhos e netos um futuro promissor, com mais igualdade de oportunidades e uma melhor qualidade de vida.

Se queremos um Brasil melhor, precisamos voltar a lutar. No ano que vem precisamos de mudanças profundas.

Precisamos por um fim no governo corrupto e demagogo do PT.


O Bolsa Família é o pão
 Os novos estádios de futebol, o circo

Um comentário:

Arte & Emoções disse...

Oi Laguardia! Dizem que nem só de pão vive o homem, mas, parece-me que aqui no Brasil nem todos pensam assim.

Passando para te cumprimentar e, especialmente, para te desejar um excelente Natal e um magnífico 2014, repleto de muito amor, paz, saúde, felicidades e realizações, extensivo a todos os teus familiares.

Abraços e fiques com Deus.

Furtado.