terça-feira, 15 de outubro de 2013

O outro Lado da Bolsa Família



Transcrito de Coronel Leaks

Em 2004, 5 milhões de famílias eram atendidas pelo programa Bolsa Família, uma evolução dos programas sociais implantados pelo PSDB nos dois governos de Fernando Henrique Cardoso.
 
Atualmente, dez anos depois, o número subiu para 13 milhões de famílias atendidas. Este crescimento é dado como uma conquista pelo governo petista.
 
Há um outro lado nesta estatística: são 50 milhões de pessoas atendidas atualmente mas, desde 2003, apenas 1,7 milhão de pessoas deixaram de receber o benefício, porque saíram da linha de pobreza coberta pela Bolsa Família.
 
A verdade é escancarada: a Bolsa Família estanca e paralisa a pobreza absoluta, mas não garante nada além do dinheirinho ralo no final do mês. As pessoas permanecem paupérrimas, sem oportunidades, sem esperanças de crescimento e ascensão social.
 
Pouco mais de 3% das pessoas atendidas em 10 anos saíram da Bolsa Família porque ampliaram a sua renda para além das faixas cobertas. Cerca de 97% permaneceram. Vale repetir: 1,7 milhões de brasileiros saíram, mais de 48 milhões permaneceram ou ingressaram. Isso não é sucesso. É fracasso.

Para ter mais informações leia o editorial de hoje do Correio Braziliense. Clique aqui.

Um comentário:

Ricardo Froes disse...

Só nos resta a fé, já que a razão foi derrotada pela ignorância disseminada pelo PT
Vejam só o absurdo. Segundo a recente pesquisa do Datafolha, entre as pessoas que têm preferência pelo PSDB:

40% não votariam em um candidato a presidente que fosse apoiado por Fernando Henrique;
22% não votariam em Aecio em um segundo turno contra Dilma;
18% não votariam em Aecio em hipótese alguma;
21% não votariam em Serra em hipótese alguma;
11% nunca ouviram falar em Aecio;
13%, em média, votariam em Dilma em qualquer cenário;
14% votariam em Dilma, Lula e Marina, em pesquisa espontânea;
20% votariam em Aecio, na mesma pesquisa espontânea;
8% votariam em Serra, na mesma pesquisa espontânea.

Posto isto, eu pergunto: a julgar que as pesquisas representem a realidade, como trabalhar esse quadro?

Quem lê jornal sabe que o PSDB é um saco de gatos e que não faz oposição, a não ser entre seus próprios membros, mas daí a se revelar um quadro tão caótico do eleitorado que declara preferência pelo partido vai uma distância descomunal.

Entre as 2.517 pessoas abordadas pelo Datafolha foram entrevistadas 150 pessoas que se declararam pessedebistas: 33 com ensino fundamental, 50 com médio e 67 com superior. É pouco, eu sei, mas de qualquer maneira eu não acredito que o quadro possa se atenuar significativamente se a pesquisa for mais ampla. E se piorar? Ninguém sabe.

A verdade é triste e se chama ignorância popular, sem chances de reversão a curto ou médio prazo, mesmo porque o governo do PT investe maciçamente nessa área onde vem obtendo êxitos incontestáveis.

Quem tem fé em Deus, que ore, quem não tem, que passe a ter, já que a razão foi insofismavelmente vencida. Eu mesmo estou cogitando procurá-Lo...