sábado, 9 de março de 2013

Onde está a coerência da política externa brasileira?

Dona Dilma Rousseff - presidente do Brasil. Onde está a sua coerência e a de seu partido em relação a política externa adotada pelo Brasil?

Apenas relembrando alguns fatos que a senhora, com sua memória curta e seletiva já não deve se lembrar mais.

Honduras - O presidente Manoel Zelaya, sofreu processo de impechment, de acordo com a constituição de seu país, por parte de um congresso livre e democráticamente eleito e referendado pela Suprema Corte hondurenha. Mesmo assim o Brasil abrigou na embaixada em Honduras, não um refugiado político, mas um aliado de Lula e do PT para que pudesse usar a embaixada brasileira como palanque.

Alguns meses mais tarde, foram realizadas eleições livres e democráticas que elegeram um presidente de oposição a Zelaya, governo democrático este não reconhecido pelo Brasil.

No Paraguai, segundo a constituição e a legislação do país, Fernando Lugo também sofreu processo de impechment e foi afastado do governo pelo congresso nacional paraguaio, decisão esta também referendada pela Suprema Corte do Paraguai. O Brasil em represália ao ato soberano do Paraguai, expulsou o Paraguai do Mercosul e colocou a ditadura Venezuela em seu lugar.

O Brasil tem sido amigo incondicional de Cuba, uma ditadura sanguinária que já dura 50 anos, e não move uma palha para influenciar aquele país a respeitar os direitos humanos de seus cidadãos. Mais de 30.000 cubanos foram executados por discordar do governo nestes 50 anos de ditadura e o PT e Dilma ainda apóiam este governo sanguinguinário.

Agora é o caso da Venezuela. A Constituição daquele país dita que na falta de posse do presidente (cado de Hugo Chávez que não faleceu antes da posse), o presidente da camara deve ser empossado e convocar eleições em 30 dias.

Ao arrepio da constituição o congresso venezuelano e a suprema corte mantiveram o vice presidente escolhido por Chávez e não eleito pelo povo, até a realização de novas eleições.

Situação bem diferente de Honduras e do Paraguai, onde a cosntituição foi respeitada pelo congresso e a suprema corte e assim mesmo o Brasil do PT considerou as decisões constitucionais como um golpe legislativo.

E agora Dona Dilma, como vai ser sua posição com relação a Venezuela? Vai expulsar a Venezuela também do Merco Sul? Vai adotar dois pesos e duas medidas por seu bel prazer?

Coerência Dona Dilma, Respeito as leis e a Cosntituição dos outros países.

OU O BRASIL ACABA COM O PT OU O PT ACABA COM O BRASIL!

Nenhum comentário: