quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

As Regras do Jogo

Se tem uma coisa que aprendemos de berço, é que para se viver em sociedade e em família há regras claras que devem ser observadas e respeitadas.

A vida em sociedade só é possível se existirem estas regras. A regra de ouro para o convívio em sociedade nos foi deixado por Jesus Cristo e são duas regras só, e muito simples - Amar a Deus sobre todas as coisas e o seu semelhante como a si próprio.

Assim é que em sociedade não podemos roubar, matar, mentir, etc.

No trânsito temos que respeitar as regras de parar no sinal vermelho, andar sempre na mão de direção etc.

Um Estado Democrático de Direito não existe sem que hajam regras claras a serem cumpridas por todos os cidadão, independentemente da posição que ocupem no governo. A principal regra de uma democracia é que a opinião das minorias deve ser respeitadas, isto não significa que devem ser aceitas, mas respeitadas e as minorias têm o direito e o dever de expressar suas opiniões.

Este início todo foi para analisar as posições que são tomadas pelos seguidores do lulo petismo. Apesar de muitas vezes não expressarem claramente suas ideias, seu comportamento leva as seguintes constatações:

O fato de um representante do povo, por exemplo, o presidente da república, ser eleito pela maioria dos eleitores, não o coloca acima da lei e da Constituição. Já ouvi muitos lulo petistas afirmarem que Lula e Dilma podem fazer o que bem entenderem por terem sido eleitos pela maioria do povo e contarem com a aprovação da maioria.

Numa democracia isto não é verdade. Por ter sido eleito pela maioria o presidente está submetido às regras que regem a sociedade.

Por exemplo, no caso da Venezuela, por ter sido eleito pela maioria do povo venezuelano, Hugo Chávez não está acima da constituição de seu país. A Constituição estabelece o início e o fim do mandato presidencial. Dia 10 de janeiro é a data do fim de um mandato e o início do outro, portanto, Chávez deve encerrar um mandato e iniciar outro. Não há continuidade. Esta é a regra.

É como num jogo de futebol. Existem regras que devem ser cumpridas. Não é porque o Atlético Mineiro tem a maior torcida em Belo Horizonte que num jogo em que está perdendo para o Cruzeiro, que o jogo vai ser prorrogado indefinidamente além dos 90  minutos até que o Atlético consiga virar o jogo.

Mesmo no futebol, quando deve haver um ganhador, depois dos noventa minutos, encerra-se o jogo e se inicia uma prorrogação de meia hora, se continua o jogo empatado, vai-se para uma disputa de penaltis até que um time sai vencedor. Mas as regras do jogo são rigorosamente cumpridas.

Por que, numa situação muito mais séria, que é o governo em um país, as regras não são seguidas? 

Na verdade na Venezuela, e em outros países da América Latina, principalmente Cuba, não existe democracia, existe um governo absolutista em que as regras são mudadas ao bel prazer do mandatário do dia.

Infelizmente o nosso governo tem uma tendência absolutista e parte do pressuposto de que o mandatário está sempre acima da lei e da Constituição, no caso de ser de esquerda, é claro.

Se não defendermos nossa democracia agora com ações fortes e claras em breve estaremos imersos no obscurantismo medieval ao qual o PT nos conduz.

Nenhum comentário: