sábado, 3 de novembro de 2012

Sobre a Visão do Leitor


Com relação a Visão do Leitor do post anterior tenho alguns comentários:

Talvez alguns pensem que a comparação entre o Brasil e a Inglaterra não seja justa. Afinal de contas a Inglaterra é um país muito mais antigo e mais maduro do que o Brasil.

Particularmente prefiro fazer a comparação entre o Brasil e a Coréia do Sul. No ano de 1969 as condições econômicas e sociais do Brasil eram bem piores do que as da Coréia.

Mas de lá para cá a situação se inverteu.

Há diversos artigos que podem ser encontrados na iternet que analisam estas mudanças ocorridas nos dois países. Por que a Coréia do Sul avançou mais do que o Brasil?

Vou abordar aqui apenas um item destas diferenças - Investimento em Educação.

Como o leitor abaixo disse, a Inglaterra, com a Revolução Industrial, investiu em educação. A coréia fez o mesmo.

Sem uma população exposta a uma educação de boa qualidade não há como se eliminar a miséria.

A Coréia do Sul investiu pesado em educação. O Brasil ao contrário, a qualidade da educação pública se deteriora a olhos vistos ano a ano.

No Brasil a solução está sendo tapar o sol com a peneira. Ou seja, estabelecem-se cotas para que os estudantes egressos do sistema publico de educação possam ter acesso às universidades. isto não resolve problema nenhum. É uma medida demagógica.

O elemento humano com o qual as universidades terão de trabalhar não tem uma boa base educacional, em consequência os profissionais que se formam também não terão uma boa base técnica.

Enquanto no Brasil não valorizarmos a qualidade de educação, o comportamento ético e honesto nunca teremos as ferramentas necessárias para se eliminar a miséria.

Um presidente da república que se orgulha de ter chegado onde chegou sem ter terminado o segundo grau demonstra não dar valor a educação e de estar apenas interessado no poder pelo poder.

Precisamos de uma revolução, de uma mudança de mentalidade já.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Laguardia

A educacao e fundamental. E da pra melhorar, sim. Comecando por despolitizar as escolas, e isso e mais facil do que parece. Basta envolver os pais e dizer que as escolas estao ensinando coisas erradas - com o curriculo de absurdos criados pelo PT, isso e facilimo. A classe mais pobre no Brasil sabe PERFEITAMENTE que sua unica chance de ascencao e. educacao, e o Joaquim Barbosa e um excelente exemplo para esta classe que infelizmente e a. maior vitima da DOUTRINACAO petista. Mas eles nao sao bobos, nao, ilude-se quem assim pensa. Eles quer e MAIS, e ao passo que a percepcao da coisa publica aumenta, mais exigentes eles se tornam.
Basta esclarecer essa gente sobre o que e aspirar ao melhor.