quarta-feira, 11 de julho de 2012

Justiça em São Paulo defende o consumidor

O Tribunal de Justiça de São Paulo negou na terça-feira (10) pedido de cassação da liminar que determinou a retomada do fornecimento de sacolas plásticas nos supermercado do Estado. Com isso, fica mantida a distribuição gratuita. Fonte: Folha.com

Felizmente, em São Paulo, a justiça tem defendido a causa do consumidor.

O meio ambiente é um assunto muito sério para ser tratado com modismos e medidas irresponsáveis que venham a beneficiar grupos econômicos, como é o caso dos supermercados.

Já ficou mais do que provado que estas sacolinhas biodegradáveis não têm nenhum efeito benéfico ao meio ambiente quando lançadas em aterros sanitários.

Para que beneficiassem o meio ambiente era necessário que nossas municipalidades fossem dotadas de sistemas de tratamento e compostagem do lixo urbano.

Esta medida tomada pelo estado e pelos supermercados são beneficiaram a estes últimos, obrigando aos consumidores ao ônus de adquirirem sacos plásticos para lixo, que serão lançados nos lixões.

Nenhum estudo mais sério de impacto ambiental foi feito em relação a esta medida irresponsável.

Por outro lado, também já ficou comprovado, que as sacolas retornáveis, importadas da China e do Vietnam, constituem um excelente ambiente de proliferação de bactérias oportunistas.

Além de não estar proporcionando benefícios ao meio ambiente, os supermercados instituíram um meio de colocar em risco a saúde da população.

Parabéns a justiça de São Paulo.

Nenhum comentário: