sábado, 23 de abril de 2011

A Prova da Incompetência da Petrobrás

Com a disparada do preço do etanol, que subiu mais de 30% nos postos de combustível desde o início do ano, os motoristas migraram em massa para a gasolina, provocando escassez do produto. Faltou combustível em alguns postos do interior de São Paulo e a Petrobrás e os usineiros chegaram a importar gasolina e etanol. 

 
A situação é resultado da queda da produção de etanol, provocada pela entressafra da cana e pela alta do preço do açúcar, mas reflete também um problema estrutural do País. Com o aumento da frota de veículos e o crescimento da economia, e sem investimentos compatíveis na produção de gasolina, diesel e etanol, o País começa a viver um "apagão" de combustíveis. Fonte: Estadão

Qualquer aluno do primeiro ano do curso de ciências econômicas sabe que este apagão de combustíveis descrito acima significa falta de planejamento estratégico da empresa.

Todo o ano há entresafra da cana que provoca a queda na produção de etanol. No entanto a estatal não toma as providências devidas para mitigar este problema sazonal.
Só temos ouvido do governo discursos vazios falando em autosuficiência em petróleo, em quantidades absurdas de petróleo descobertos no pré-sal. É tanto petróleo que o Brasil será um dos principais fornecedores mundiais,e membro da OPEP.

Pelo que estamos vendo é tudo mentira. Tudo enganação. O governo conta com o ovo na barriga da galinha.
Não são feitos investimentos em refinarias, em estoques reguladores para a entresafra. O governo não planeja nada. Apenas coloca em postos chave da empresa políticos incompetentes e corruptos.

Quando é que vamos acordar para o fato de que este é um governo baseado na mentira e demagogia?
O povo não pode continuar sendo enganado.

Nenhum comentário: