segunda-feira, 25 de abril de 2011

O que vale mais, um estádio de futebol ou a vida de uma criança?

Internado no Hospital da Posse, em Nova Iguaçu (Baixada Fluminense), desde o dia 15 deste mês, com quadro grave de pneumonia, o bebê Gabriel Ferreira Botelho, de 3 meses, precisa ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica. 

Na última sexta-feira, o plantão do Tribunal de Justiça do Rio determinou que ele fosse removido para um hospital da rede pública municipal ou estadual. Não havendo vaga, a criança poderia ir para um hospital particular. Fonte: Folha.com

Neste fim de semana relembramos a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Como dizem as Sagradas Escrituras - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Falamos muito de amor, de respeito aos nossos semelhantes. Mas ficamos apenas no discurso e não praticamos o que falamos.

Exemplo disto é a notícia acima, que é só um exemplo. Uma criança precisando de UTI para que possa viver não consegue do poder público o atendimento necessário, só com ordem judicial para ser transferido para um hospital particular às custas do estado.


Pagamos uma das mais altas cargas tributárias do mundo e não recebemos os serviços necessários do governo.


Dinheiro para construir estádios de futebol para a Copa do Mundo de 2014 nós temos, mas para aumentar o número de leitos em UTI's e salvar vidas preciosas não temos.


Dinheiro para construir um trem bala entre Rio e São Paulo nós temos, mas para salvar vidas nos hospitais públicos nós não temos.


Dinheiro para aumentar os salários de nossos senadores, deputados e vereadores em mais de 60% bem como mais do que dobrar o salário da presidente da repúblicanós temos, mas para melhorar a qualidade da saúde pública nós não temos.


Para manter um luxuoso aero Dilma nós temos dinheiro, mas para salvar a vida desta criança nós não temos dinheiro, só com ordem judicial.


Onde está a nossa ética? Onde está o nosso amor cristão para com o nosso próximo? Quando é que estamos priorizando as necessidades dos mais carentes a frente de nossas necessidades de lazer?


Que povo é este que valoriza mais uma Copa do Mundo do que vidas humanas? Que governo é este que valoriza mais o conforto de seus integrantes do que a vida de nossas crianças?


É este o Brasil que queremos?


Acredito que não! 


Vamos deixar de hipocrisia. Vamos nos mirar no exemplo de Cristo. Como disse o Apóstolo Paulo "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus". Portanto não vamos ficar com a atitude conformista de que nada adianta. Que o egoísmo, o interesse próprio é natural e nada pode ser mudado.

O Cristianismo mudou o mundo e deve continuar mudando, mas depende de cada um de nós continuar a missão. Não nos conformemos - Vamos continuar a luta para que o mundo melhore a cada dia e que a vida humana tenha mais valor do que um novo estádio de futebol ou um trem bala.

É preferível salvar uma vida do que realizar a Copa do Mundo no Brasil.

Um comentário:

Ricardo Froes disse...

Santa inocência, meu caro Laguardia!

É claro que um estádio de futebol vale muito mais que a vida, não só de uma, mas de milhões de crianças Brasil afora. Sabe por quê?

Crianças não votam e, mortas então, nunca vão votar, mas seus pais, aquela grande parcela de que falou FHC, foram comprados e enganados suficientemente para, aconteça o que acontecer, continuar votando nos petralhas e, em caso de morte de um filho, imediatamente partirem para um rala-e-rola para providenciar um outro que lhes garanta a manutenção da esmola que recebem.

E assim caminha o Brasil.