sábado, 23 de abril de 2011

Mais uma demagogia de nossos governantes

Precisamos realmente cuidar urgentemente do meio ambiente. Estamos degradando a natureza e aos poucos matando o planeta. 

Em breve não haverá mais água potável ou ar puro para nossos descendentes.
O plástico usado em embalagens realmente é uma grande fonte de poluição que deve ser eliminadas.

No entanto, nossos governantes, como só agem em interesse próprio e no daqueles que financiam suas campanhas eleitorais, pegam carona na lota a favor da ecologia, aprovando medidas paliativas e demagógicas que atendam os interesses de seus financiadores.
Prova disto é a recente medida adotada em Belo Horizonte e que em breve será adotada em São Paulo, com relação a proibição do uso de sacolas plásticas para embalagens no comércio em geral, principalmente em supermercados.

Já há alguns dias em Belo Horizonte, ou se leva uma sacola retornável ou se compra uma sacolinha plática por R$0,19 nos supermercados para embalar suas compras
Em primeiro lugar, esta é uma medida puramente demagógica pelo seguinte:

1. As frutas e verduras continuam sendo colocadas em sacos plásticos comuns.

2. Feijão, arroz, macarrão e tantas outras coisas continuam sendo embalados com plásticos.

3. Óleo de cozinhar, refrigerantes etc. continuam sendo fornecidos em garrafas PET
4. Pasta de dentes, cosméticos, desodorantes etc. ainda continuam com suas embalagens nocivas ao meio ambiente.

Em segundo lugar, a medida faz pouco para o meio ambiente, prejudica o bolso do consumidor e é um grande negócio para o comerciante pelos seguintes motivos:

1. Os custos das antigas sacolinhas já estão embutidas nos preços dos produtos que compramos nos supermercados.

2. Estes custos das antigas sacolas não estão sendo descontados do preço dos produtos e o custo da nova sacola estão sendo transferidos integralmente para o consumidor, aumentando assim o lucro dos supermercados.

3. O lixo, que antes era descartado dentro destas antigas sacolas, continuará a ser descartado, desta vez em sacos plásticos adquiridos especialmente para isto, sacos estes que não são biodegradáveis.

A medida adotada portanto não ajuda significativamente na melhora do meio ambiente, prejudica o consumidor ao aumentar seus custos e beneficia grandemente os supermercados que aumentam assim os seus lucros.

Novamente o povo brasileiro é prejudicado com a demagogia do governo.
 

Um comentário:

Marc disse...

Além disso, o saco de papel gasta mais energia e produz mais resíduos ´poluidores que a sacola plástica
Os supemercados, imbuidos de "consciencia ecológica" pedem para que evitemos usar sacolas demais; adianta nada pois os embaladores, que de ecologia não entendem nada, são os primeiros a enfiar cada produto numa sacola.