quarta-feira, 20 de abril de 2011

A (in) justiça social do PT


Além de pagarmos os juros mais altos do mundo, o Brasil é o pais com uma das cargas tributárias mais altas. O cidadão brasileiro paga mais impostos do que o cidadão alemão, espanhol, inglês, japonês ou americano.

E o pior de tudo é que no Brasil a carga tributária pesa mais no bolso das pessoas mais pobres. Vejam o quadro abaixo, que apesar de se referir ao ano de 2004 continua sendo válido, posto que não houve nenhuma reforma tributária. Pode ser que a carga de impostos até tenha aumentado para os mais pobres.



E o peso destes impostos não é revertido em benefícios para o povo. Segundo relatórios das Nações Unidas estamos em 70o lugar no que se refere ao Índice de Desenvolvimento Humano.

Mas nem é necessário se recorrer ao relatório do IDH da ONU.

Basta vermos os pedintes em nossas ruas. Basta vermos o que ocorre em nossos hospitais públicos. Basta vermos a qualidade cada vez pior de ensino que nossos filhos recebem.

Basta tomar um ônibus, metro ou trem nas horas de pico para ver que o dinheiro arrecadado não está sendo usado em benefício do povo.

Todos os dias ao abrirmos os jornais temos a certeza de que nossos governantes corruptos estão ficando ricos às custas do sacrifício do povo brasileiro.

É hora de darmos um basta. É hora de acordar. De tomarmos às ruas em protesto contra esta situação em que nos encontramos.

Um comentário:

Anônimo disse...

qm foi o imbecil que escreveu isso...