sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Revolta no mundo Árabe - faca de dois gumes

A revolta por mais liberdade no mundo Árabe traz consigo pontos negativos e positivos.

Analisando primeiramente os pontos favoráveis aos movimentos:
  • São movimentos em que o povo está se conscientizando que eles têm condições de tomar seus destinos em suas próprias mãos e que não podem mais ser governados por ditadores que passam o poder de pai para filho.
  • Estes movimentos exigem democracia e liberdade

  • O povo também quer que os governos proporcionem a população maior justiça social. Querem que os recursos da nação sejam usados em benefício do povo e não em benefício das famílias dos governantes e de seus aliados

Os pontos negativos indicam que:

  • Há o risco de se trocar uma ditadura por outra - Considerando que a população é de maioria islâmica, haverá lógicamente uma tendência de que numa eleição livre e democrática, sejam eleitos elementos ligados aos partidos e movimentos religiosos.

  • Este é um risco que não se pode deixar de encarar com uma democracia e é assim que deve ser.

No entanto, se o povo estiver realmente conscientizado que a democracia é o melhor sistema de governo, o que é uma realidade, mesmo que sejam escolhidos dirigentes ligados a partidos islâmicos, a lei deverá garantir a liberdade de culto, de imprensa e de expressão.
No entanto persiste a grande dúvida - Será que os movimentos no mundo Árabe acabarão por fazer com que estes países migrem de um sistema ditatorial para outro, ou seja uma ditadura teocrática, mais intransigente do que as atuais?
Esperemos que não. Esperemos que a transição seja de uma ditadura para um regime democrático onde haja o respeito a diversidade.


Nenhum comentário: