domingo, 12 de dezembro de 2010

A Visão do Leitor

Blogger Ricardo Froes disse...
Tem outra, Laguardia:
A piada do ateu
Deu na Folha:

Empresas de mídia barraram uma campanha publicitária com dizeres contra a religião patrocinada pela Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos). As firmas se recusaram a veicular os anúncios mesmo depois de o contrato já ter sido assinado. A Atea estuda as medidas judiciais cabíveis.

As peças de propaganda, com frases como “Religião não define caráter” e “A fé não dá respostas; ela só impede perguntas”, deveriam circular em ônibus de Salvador, São Paulo e Porto Alegre pelo período de um mês. A recusa ocorreu primeiro em São Paulo e depois em Salvador, sob a alegação de que as mensagens poderiam violar dispositivos das respectivas leis de publicidade em espaços públicos. Há informações ainda não confirmadas de que a empresa de Porto Alegre também vai romper o contrato.

“As seguidas recusas de prestação de serviço são uma confirmação contundente da força do preconceito contra os ateus, e da necessidade de acabar com ele. Nossas peças nada têm de ofensivas, e o teor de suas críticas empalidece frente às copiosas afirmações dos livros sagrados de que ateus são odiosos, cruéis, maus e devem ser eliminados. Existe um duplo padrão em ação aqui”, diz Daniel Sottomaior, presidente da Atea.

Comento:

Tem picareta em tudo que é canto! Onde é que já se viu ateu ter associação? Daqui a pouco estão criando a igreja universal dos ateus em Cristo. O negócio é tão absurdo que não dá nem para fazer piada que preste: já é uma.

De mais a mais, de que será que o seu Sottomaior reclama? Será que ele quer censurar a Bíblia, os Upanishads, o Corão, os Vedas e o Bhagavad Gita? Quer propor mais alguma emenda à Constituição com os “Direitos do Ateu”?

Ora, vão arranjar uma trouxa de roupa para lavar, porque isso é falta do que fazer ou então mais um engana-otário para arrecadar alguns trocados! Um ateu não tem que provar nada a ninguém e não tem porque se associar a outros ateus para reivindicar coisa nenhuma porque não há nada a ser provado ou reivindicado. Quem tem que provar alguma coisa são os que acreditam em alguma coisa: se eu não acredito em nada (teológicamente falando) será que vou ter que provar que o que não existe não existe? Isso é uma total impossibilidade lógica e, vinda de alguém que se diz ateu, que se orgulha disso a ponto de fazer propaganda e que deveria usar exclusivamente a sua razão, é uma barbaridade, uma piada das grandes.

Um comentário:

Marc disse...

Estou, no momento, ateu, em função de coisas lidas e digeridas após uns 40 anos.
Sou ateu e não tento convencer ninguém a ser, ao contrário dessas seitas que quase que diàriamente, batem `minha porte tentando me convencer que Deus existe e que uma contibuiçãozinha módica me abriria a porta dos céus. Agora, essa tropa de ateus que querem fundar uma associação e fazer propaganda das virtudes(?) do ateísmo, francamente, vão pra casa.
Essas asociações são tão ruim de serviço que nem na internet conseguem sobreviver.
E quanto aos Livros Sagrados de cada religião, sou de opinião que têm que ser lidos, sim; fazem parte da Cultura da Humanidade e ajudaram a forjar nossa civilização.