domingo, 26 de dezembro de 2010

O Apagão da Mão de Obra Especializada

As reservas de petróleo no pré sal tão badaladas pelo lulo petismo sempre que há uma crise rondando, justamente para desviar nossa atenção da falta de honestidade de nossos governantes, corre um grave risco devido ao apagão da mão de obra especializada, que infelizmente nossa imprensa não tem divulgado.

A exploração de pretróleo no pré sal não é tarefa fácil. É necessário o desenvolvimento de tecnologia e principalmente de pessoal especializado na área de petróleo. 
O petróleo não vai sair de 7.000 metros de profundidade só pela vontade de Lula. É necessário que haja muito trabalho e tecnologia avançada nesta área.

Infelizmente o governo lulo petista abandonou a qualidade da educação a sua própria sorte. Nestes últimos oito anos a qualidade da educação só tem piorado, e a manutenção do Ministro da Educação no cargo não nos trazem nenhuma esperança de melhora nesta área.
Um exemplo deste apagão de mão de obra é que a Shell está há meses tentando contratar cinco especialistas nesta área sem sucesso.

Quem trabalha com recrutamento e seleção de pessoal, principalmente de técnicos de alto nível, é testemunha desta dificuldade cada vez maior em se encontrar pessoal capacitado.

A qualidade de conhecimento dos candidatos aos cursos universitários é cada dia pior, o governo por sua vez toma medidas demagógicas e paliativas que não resolvem a situação, pelo contrário, pioram. É o caso de estabelecimento de quotas para alunos egressos das péssimas escolas públicas para a universidade.
Como conseqüência, temos no mercado de trabalho profissionais sem conhecimento técnico adequado e muito menos experiência.

Sem qualidade na educação o Brasil nunca terá condições de dar o salto qualitativo em seu desenvolvimento industrial e científico. Como conseqüência seremos eternamente o país do futuro que nunca chega.


Nenhum comentário: