sábado, 13 de novembro de 2010

O Brasil para "inglês ver" - ou o país da demagogia.

Pretendo iniciar uma discussão com os leitores sobre nossa legislação e as atitudes demagógicas que os governos do Brasil têm adotado para com a nação e que não levam a nada.

Infelizmente, parece que a maioria dos eleitores não tem se dado conta disto e preferem ser enganados e acreditar nas mentiras que nos são contadas do que enfrentar a dura realidade brasileira e lutar por um país melhor, mais justo, onde realmente impere a justiça social na prática e não só no papel. 
Precisamos ser um país verdadeiramente democrático e não uma democracia só para inglês ver.

Primeiramente vamos voltar a origem da expressão "só para inglês ver".

Como surgiu a expressão "para inglês ver"?

Não deve ter existido apenas uma origem para o surgimento dessa expressão, diz John Schimitz, professor de Lingüística Aplicada da Unicamp. Mas, segundo a maioria dos especialistas, a fonte mais provável data de 1831, quando o Governo Regencial do Brasil, atendendo as pressões da Inglaterra, promulgou, naquele ano, uma lei proibindo o tráfico negreiro declarando assim livres os escravos que chegassem aqui e punindo severamente os importadores. 

Mas, como o sentimento geral era de que a lei não seria cumprida, teria começado a circular na Câmara dos Deputados, nas casas e nas ruas, o comentário de que o ministro Feijó fizera uma lei só para inglês ver. 

E, de fato, foi isso que aconteceu, diz Regina Horta, professora de História do Brasil-Império da Universidade Federal de Minas Gerais. 
 
Apesar do esforço do governo inglês, que defendia o fim do tráfico por motivos que vão desde a pressão da opinião pública interna até seus Interesses coloniais na África, a lei brasileira permaneceu como letra morta por mais de 20 anos." 
 
Foi preciso esperar outra lei, promulgada pelo imperador Dom Pedro II, em 1852, para a proibição definitiva do tráfico. Fonte: Super
 
Levando em consideração a explicação da expressão "só para inglês ver" vemos que esta prática, que na verdade é uma praga que nos mantêm no atraso e faz com que o Brasil seja o eterno país do futuro, vem de bem longe.
 
É uma prática da qual precisamos nos livrar, sendo mais críticos, não nos deixando enganar e sobretudo encarando com coragem e determinação os graves problemas do Brasil e sendo conscientes de que uma lei não resolve nossos problemas se for escrita apenas para "inglês ver".
 
Nos próximos posts vou abordar exemplos práticos do que estou querendo dizer. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Lula só inspira nojo



http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI187540-15223,00-A+INAUGURACAO+DE+FACHADA+DE+LULA+EM+MOCAMBIQUE.html