sábado, 30 de outubro de 2010

CNBB sai em defesa de Bento XVI

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) saiu em defensa nesta sexta-feira da declaração do papa Bento 16 que recomendou que bispos brasileiros preguem voto contra políticos que defendam aberta ou veladamente o aborto. 

Em nota, a entidade afirma que "acolheu com gratidão" as palavras do papa que reforçam seu posicionamento de que padres orientem politicamente os fiéis brasileiros.
Para a CNBB, cada bispo tem direito de pregar, além de valores religiosos, voto em determinado projeto político. 

"Em seu pronunciamento, o Santo Padre confirmou a preocupação constante da Igreja no Brasil em defesa da vida, da família e da liberdade religiosa. O Santo Padre enfatizou o direito e o dever de cada Bispo, em sua Diocese, de orientar seus fiéis em questões de fé e moral, inclusive em matéria política, confirmando o que a CNBB havia recordado em documentos, notas e entrevistas anteriores", diz a nota. 

Num Estado Democrático de Direito e laico, qualquer líder religioso tem a liberdade de manifestar públicamente sua fé e orientar seus fiéis a votar em candidato ou partido a ou b.

A direção da igreja ou denominação decide se seus sacerdotes podem ou não fazer tais manifestações, mas isto é assunto interno da igreja com a qual o governo não pode se intrometer.

Lula ao se intrometer demonstra claramente que não é favorável ao Estado Democrático de Direito nem a um estado laico.

Para Lula o estado laico significa um estado em que ele é o deus e que não pode ser contrariado. 

2 comentários:

soraya disse...

http://rsurgente.opsblog.org/2010/10/29/bispo-divulga-carta-de-apoio-a-dilma-ninguem-tem-maior-amor-do-que-aquele-que-da-a-propria-vida-pelos-irmaos/
Sou católica, praticante, voto Dilma, em favor da vida plena e da dignidade.

PETISTA, SÓ UM PETISTA disse...

No mundo existem dois tipos de igrejas, as falidas e as milionárias. No grupo das falidas estão as preconceituosas, racistas e dissimuladas. No grupo das milionárias estão as picaretas, mentirosas e exploradoras do povo.
Nenhum dos dois tipos tem ligação com Deus, muito ao contrário, se ligam com unhas e dentes na matéria, no poder e nas riquezas, Aprenderam que "almas" são moeda corrente globalizada e podem resultar em ouro no cofre!
Todos tipos de igrejas podem opinar sobre o que quiserem, podem até tentar falar em nome de Deus, mas só o deles, não o meu...

ET, pode censurar o comentário assim como os outros que vc vem censurando Escrevo para vc ler, o que é necessário para poder bem censurar, afinal até um censor dissimulado como vc precisa estar ciente do que faz, ou será que vc já estar praticando a censura cega no seu blog; Como já te acusei várias vezes, vc é um fariseu, brada pela liberdade, critica a pseudo tentativa de censura do PT na imprensa mas aqui no seu blog é um censor de fazer inveja aos milicos da ditadura.
Eles também tinham ótimas desculpas para serem grandes fdp...