domingo, 15 de agosto de 2010

A Miopia de Dilma Rousseff

Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes de esta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objectos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).

A miopia física é corrigida com o uso de lentes, óculos ou lentes de contato e, hoje em dia, em alguns casos com cirurgia.

Dilma Rousseff corrigiu a sua deficiência visual física com o uso de óculos e mais recentemente, com a esperança de mudar sua imagem externa, com lentes de contato.

O pior é a miopia intelectual, em que a pessoa consegue distinguir os problemas e a resolução dos mesmos a curto prazo, mas é incapaz de ver o resultado de suas ações a longo prazo. Não consegue focar no longo prazo e por isto suas ações são focadas no imediatismo, visando sempre o seu interesse pessoal imediato.

Neste sentido, tanto Lula como Dilma bem como os seus apoiadores sofrem de miopia intelectual grave.

Na história econômica do Brasil, após uma longa luta pelo fim da hiper-inflação e pela estabilidade econômica, conseguimos instituir um programa de longo prazo de nos garantiu esta estabilidade e nos possibilitou focar na resolução dos graves problemas sociais que nos afligem. Este programa foi o Plano Real, instituído durante o governo Itamar Franco quando FHC era o Ministro da Fazenda.

Estes dois homens e principalmente a equipe que os cercava tiveram visão de longo prazo e instituíram um programa que a princípio causaram muitas dores, mas que como a dor do parto, trouxeram para o Brasil benefícios duradouros.

Infelizmente a sede de poder pelo poder fizeram com que Lula e seus seguidores não conseguissem ver o futuro de forma clara.

Para resolver nossos graves problemas sociais adotaram medidas emergenciais, de curto prazo, e que não vão resolver nossos problemas para o futuro.

O Bolsa Família, criado durante governos anteriores e maquiado com outro nome por Lula é um grande exemplo desta falta de visão.

O Bolsa Família resolve o problema de imediato. No entanto não há outros programas que possibilitem resolver, de forma permanente e definitiva, os graves problemas da desigualdade social.

Tirem o benefício do Bolsa Família e as pessoas que dele dependem voltam a seu estado original de miséria. O programa é imediatista. Não resolve o problema de forma definitiva. Tanto que em lugar de diminuir paulatinamente o número de assistidos, o governo tem a cada dia aumentado mais o número de pessoas que dependem deste programa.

Programas que dariam ao povo a independência em relação ao governo, como educação de qualidade, são relegados a um segundo plano. E é assim com tudo que se refere ao social e ao econômico. Cria-se dependência em relação ao governo central e nunca conseguimos dar ao povo a verdadeira independência.

Depende de cada um de nós, que temos consciência da necessidade de focar no futuro deste país, fazer com que o povo veja que Dilam, Lula e o PT representam o retrocesso, o imediatismo, o interesse pessoal imediato e que a solução dos nossos graves problemas sociais vão sempre ficando para depois.

Um comentário:

xxxxx disse...

Exposição inteligente.