sexta-feira, 25 de junho de 2010

Nem só de pão vive o homem

Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Mateus 4:4

Muitas vezes temos a tendência de dar importância unica e exclusivamente às coisas materiais, coisas estas que são importantes.

A satisfação de nossas necessidades básicas, como alimento, um lugar para viver, segurança, são de extrema importância e não podem ser relegados.

No entanto, apesar de importantes, não devemos ter nossas vidas dominadas apenas por estes aspectos. Como disse Jesus Cristo ao ser tentado no deserto, "nem só de pão viverá o homem". Há outros aspectos que devem ter nossa atenção.

Tão importante quanto nossas necessidades básicas, são a necessidade de vivermos em um ambiente onde a ética, a honestidade, o senso de moral e a dignidade sejam valorizados.

Infelizmente estamos vivendo em um tempo em que não importa a honestidade, a ética e a dignidade desde que possamos comer bem e adquirir bens materiais, mesmo que pagando quatro ou cinco vezes os seu valor devido aos juros nas compras a prazo.

É nosso dever fazer as pessoas compreenderem que nem só de pão vive o homem, mas também da honestidade, da ética, da solidariedade e da prática da dignidade.

Peço a Deus que nosso povo passe a dar valor a estes atributos indispensáveis a nossa vida em comunidade.


Um comentário:

José de Araújo Madeiro disse...

Laguardia,

Voltamos a repetir para o amigo: ¨Quem tem Deus, tem tudo. E sem Deus, nada temos¨.

Nesta assertiva, os bens materiais são irrelevantes. Eles ficam aquí, para temporalidade do homem, que mal consumidos ou digeridos, servem para destruir famílias, para perverter os costumes e até para escravisar os homens que se vendem por alguns trocados.

Os bens materiais servem unicamente para uma sobrevivência socialmente justa e quando fazemos o bem ao próximo nos rumos de uma sociedade cilizada, cujo único caminho é a escolaridade, como meio material de promoção humana e a leitura de obras sadias, tais como da Bíblia, para enriquecer à mente. Caso contrário, não serve para mais nada a não ser para opulência e desagregação da sociedade, entre crimes e libertinagens.


Estejemos sempre com Deus, no nosso cotidiano, busquemos sempre o alimento para alma, para enriquecimento e positividade do nosso cérebro, cujo maior valor material é a ética.

Certemente o pão para nosso estômago nunca faltará, mas para cecear à fome. Saibamos que a obesidade é um doença orgância terrível e esta jamais enriquecerá o espírito.

Que Deus nos ajude a superar os dramas terríveis da nossa conjuntura brasileira, sob à egide dos Petralhas e seu malsinado Foro de São Paulo.

Att. Madeiro