domingo, 16 de maio de 2010

Quando um programa eleitoreiro se torna um problema social

A falta de mão de obra rural no Nordeste passou a contribuir para o fim de algumas atividades que usam o emprego intensivo na região.

Muitos trabalhadores estão optando por não ter registro em carteira a fim de manter benefícios sociais como o Bolsa Família e a aposentadoria especial antecipada. O fato ocorre pelo menos desde 2007. Fonte: Folha de São Paulo

Não é de hoje que este fato acontece. Um programa social mal feito e mal planejado não resulta em benefícios sociais para a população, pelo contrário.

Já temos experiência com isto com o seguro desemprego, principalmente na construção civil.

No fim da obra o trabalhador prefere fazer bico e trabalhar sem carteira assinada durante a duração do recebimento do seguro desemprego do que ter outra colocação com a carteira assinada, ou então tira uma outra carteira profissional e vai fazendo o rodízio.

Infelizmente a ética e a honestidade não são valorizadas. Também nossos governantes não dão o exemplo. São os primeiros a burlar a lei e debochar da constituição e das decisões judiciais. Sempre interessados em ganhar vantagens pessoais em tudo.

Temos o dever patriótico de agir com rigor nestes casos, demonstrando toda a nossa revolta e indignação.

Nenhum comentário: