segunda-feira, 17 de maio de 2010

Vitória de Pirro

O Irã vai continuar a enriquecer urânio a 20%, afirmou nesta segunda-feira, 17, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país à agência Irna. A declaração foi dada pouco tempo depois de Teerã concordar com um acordo para enviar a maior parte de seu urânio enriquecido para a Turquia.

"Claro que o enriquecimento a 20% irá continuar em nosso próprio país", disse o porta-voz Ramin Mehmanparast. O Irã recebeu muitas críticas internacionais em fevereiro, após começar a enriquecer urânio a 20%, necessário como combustível em seu reator de pesquisas. Fonte: Estadão

"Não existe relação entre o acordo de troca e nossas atividades de enriquecimento [...] Vamos continuar nosso trabalho de enriquecimento de urânio a 20%", disse Ali Akbar Salehi, diretor da Organização de Energia Atômica do Irã.

O porta-voz do Ministério iraniano das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast, também afirmou que o país mantém seu programa de enriquecimento de urânio. Fonte: Folha Online

De que adiantou o tão propalado acordo anunciado por Luiz Inácio Lula da Silva se o Irã anuncia que tudo vai continuar na mesma, ou seja, o Irã vai continuar enriquecendo urânio como fazia antes do acordo.

Dilma Rousseff diz que luiz Inácio Lula da Silva marcou um gol com este acordo. Só se esqueceu de dizer que foi um gol contra.

O acordo apenas serviu para que o Irã procedesse a troca de 1.200 quilos de urânio por material nuclear enriquecido a 20%.

Esta foi, mais uma vez, uma vitória de Pirro para a diplomacia brasileira.

Nenhum comentário: