sexta-feira, 30 de abril de 2010

A Visão do Leitor

Blogger Fabiano Barreto disse...

Não sei o que há de tão terrível no governo Lula. Ele é tão submisso aos interesses da elite plutocrata quanto todos os seus predecessores.

O que há de tão terrível no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, não é sua submissão aos interesses da elite plutocrata. É a institucionalização da corrupção, a impunidade, a falta de cuidado para com os menos favorecidos, é a falta de justiça social. O fato de outros governos terem sido semelhantes não justifica o atual governo lulo petista.

Laguardia, a ditadura militar foi talentosa ao pegar um país quebrado e utilizar recursos dos trabalhadores para cobrir as dívidas de governo, concedendo altos privilégios àquela mesma elite de sempre. Um dos privilégios foi exatamente utilizar os recursos mencionados para fundar a COHAB e encher os cofres de construtoras que estão por aí até hoje.

Discordo de você. Graças ao BNH e ao FGTS foi possível democratizar a compra da casa própria que antes era privilégio de uns poucos.

O próprio FGTS foi criado em substituição ao direito à estabilidade dos trabalhadores a partir do décimo ano de trabalho.

Você deve ser muito novo e não sabe o que ocorria antes do FGTS. Em primeiro lugar ao atingir nove anos o funcionário era sumariamente demitido da empresa para que não tivesse direito a estabilidade. Em segundo lugar, quando foi criado, o FGTS era opscional, o trabalhador podia escolher entre continuar com o sistema da estabilidade aos dez anos de trabalho ou optar pelo novo sistema do FGTS. Eu optei pelo FGTS para que quando chegasse aos nove anos de trabalho em uma mesma empresa não fosse demitido com uma mão na frente e a outra atrás.

Se houver vantagem nisso, por favor aponte.

A vantagem é esta, após nove anos de trabalho você não é demitido para não criar estabilidade, e você pode mudar de emprego quantas vezes quiser que você terá o FGTS para financiar a casa própria ou para ter um fundo quando finalmente decidir se aposentar. Além do mais é você mesmo quem faz sua estabilidade através de seu trabalho e competência.

Se Lula não merece elogios, Serra, juntamente com toda a direita, não é digno dos mesmos.

Serra não é e nunca foi de direita. Ele e Lula se completam.A eleição de Serra não tornará nossos políticos honestos, éticos e com senso de moral e dignidade. Precisaremos continuar ainda por muitos anos batendo na mesma tecla.

3 comentários:

Fabiano Barreto disse...

Caro Laguardia,
A submissão aos interesses da elite plutocrata enseja, sistematicamente, a "falta de justiça social". A corrupção não foi inventada pelo Lula. Suspeito que a impunidade à qual você se refere é aquela de que se beneficiam os mais abastados; isso também já existia no Brasil bem antes de o Lula nascer. Por favor, utilize um pouco de metodologia histórica e contextualize suas afirmações.
Concordo que o governo Lula mereça ser criticado, contudo, seu discurso repetitivo repousa no limbo da superficialidade e do conservadorismo.
Se o BNH garantiu casa própria para alguém, também garantiu fortunas a um pequeno grupo de empresários (isso gera desigualdade e "injustiça social").
Quanto ao FGTS, minha juventude não me impede de ter conhecimento histórico. Se a estabilidade fosse mera letra morta na legislação, por que haveria a preocupação de
eliminá-la? Terá o governo militar se revelado a nova mãe gentil dos trabalhadores? Segundo a socióloga Vera Lúcia Ferrante, a instituição do FGTS "passou sem aprovação do congresso e sob forte contestação do movimento operário". Lamento, mas penso ser demasiado pretencioso pensar que seu depoimento reflete o pensamento de toda uma classe.
Se, para você, José Serra não é um político de direita, sugiro o ingresso em algum curso de ciência política. Certamente, o conhecimento adquirido no ambiente acadêmico servirá para aclarar suas análises.
E, por fim, não sei se por conveniência ou por indisposição sua, dei falta de alguma contra-argumentação acerca do caráter anti-cristão inerente ao capitalismo - visão de mundo tão defendida por você - posto que fizera parte de meu comentário e foi suprimido de sua réplica.

Anônimo disse...

Puts! O cara é bem "cabeçudo"! Serra de direita?? Acho que é vc que precisa de curso de ciência política, e vou avisando: não adianta procurar faculdadezinha brasileira não, todas, sem excessão são devidamente doutrinadas pra ensinar bobagens pra gente como vc que acha que sabe de tudo...lamentável, mas é exatamente a arrogância dos esquerdopatas que vai matá-los...

Fabiano disse...

Anônimo,
Participar de debates sob o véu do anonimato, mais do que falta de educação, me parece covardia.
Apesar disso, rotular as pessoas como "cabeçudas" ou "esquerdopatas" por conta de uma simples postagem já revela bastante sobre a sua personalidade: Superficial e preconceituosa.
Se você se identifica com os valores que o Laguardia defende - dignamente, vale ressaltar - ao menos, seja franco como ele. Agregue alguma grandeza à sua existência.