segunda-feira, 15 de março de 2010

A Visão do Leitor

Blogger Ana Paula disse...

Caro amigo Laguardia, aproveito o espaço do seu blog, que tem vários leitores, pra fazer um protesto.

Sexta-feira foi realizada uma paralização de professores em frente ao MASP, que simplesmente parou a Av. Paulista, nossos jornais, feitos pela "Imprensa Imparcial", não noticiou uma única palavra com relação a isso.

Quero deixar claro a população que o ensino mostrado na TV é uma grande mentira, uma farsa pra enganar as pessoas de que o professor é incapacitado.

Acho que professores tem que estudar mesmo, mas somos submetidos a provas(com um imenso fator pedagógico)para ver se podemos dar aulas, ou se podemos ter aumento de salário ou para mudança de categoria (temos OFA'S, os ACT's, categoria F e L).

Dividir em categorias já é uma forma de desarticular a classe (que já é bastante desunida. Quem conseguiu um pouco de estabilidade não larga o osso por nada)porém com esse salário que o governo paga,o professor que prestou serviços por décadas, se aposenta com 2 salários mínimos.

É uma mentira dizer que nas escolas (todas) tem computador a disposição do aluno até nos finais de semana (na escola que dou aulas nem computador tem e a escola não abre aos finais de semana).

O bolsa família está sendo chamado nos bastidores de salário marginal, por que alunos só comparecem em sala de aula pela grana do fim do mês, obrigados pelas famílias que precisam do dinheiro.

Não ganham por desempenho, só pelo comparecimento em sala, resultado: um monte de alunos desinteressados em estudar, atrapalhando quem quer estudar (principalmente as 8° e os do ensino médio).

Não há como o professor exigir nada pq o sistema é de progressão continuada, ou seja, o aluno só é reprovado na 1° série, 8° e 3° ano do ensino médio- terceiro colegial)e ele sabe disso.

Então se pedimos um trabalho para ser entregue e ele não entrega, tudo bem, resta ao professor "se virar" e dar um jeito pra criatura somar pontos pra dizer que "passou de ano". Estamos sendo usados como bode espiatório. Tudo é culpa do professor, e a população acredita.

O jornal só se foca nas disputas políticas e nada dizem da real situação vergonhosa que a educação está passando.

Faço pós graduação e desenvolvo minha tese de mestrado, sempre fui chamada na faculdade para dar palestras, minhas notas são as mais altas e te digo que não vou ficar trabalhando para o Estado.

Eu assim como muitos outros bons estamos rumando para as escolas particulares, por que precisamos ganhar para sobreviver.

Desculpe meu desabafo, mas se o jornal não conta a verdade, alguém precisa contar.

5 comentários:

BLOG DO MARIO FORTES disse...

Quem não tem competência, não se estabeleça.
Façovotos que a professora, autora do desabafo, saia do Estado mesmo.
Por quê será que não saiu?
Só dois salários mínimos e ela não caiu fora?
Professor que não se aualiza, que não demonstra capacidade de trabalho e evolução intelectual não merece promoção.
Isto é o certo!
Grande parte dos professores fingem que trabalham. Tornam-se funcionários em razão da estabilidade.

BLOG DO MARIO FORTES disse...

Quem não tem competência, não se estabeleça.
Faço votos que a professora, autora do desabafo, saia do Estado mesmo.
Por quê será que não saiu?
Só dois salários mínimos e ela não caiu fora?
Professor que não se atualiza, que não demonstra capacidade de trabalho e evolução intelectual não merece promoção.
Isto é o certo!
Grande parte dos professores fingem que trabalham. Tornam-se funcionários em razão da estabilidade.
E aí param no tempo...

Achmed disse...

Esse povinho da APEOESP é sabidamente vinculado à CUT e ao PT, por isso mesmo não merece crédito.

Porque eles nunca aparecem em periodos não eleitorais??

Porque não fazem seus protestos sem utilizar as pessoas que passam pela Av. Paulista como reféns???

E no final das contas, o grande motivo desse protesto todo é na verdade o CONTROLE DE FALTAS POR DOENÇA, que é um verdadeiro absurdo entre os professores!!!!

Eles querem a realização de concursos e mais concursos para contratação de substitutos, para que possam gozar dessa fábrica de folgas remuneradas no serviço público!!!!

Ana Paula disse...

Não sei se os dois intelectuais acima prestaram atenção no que foi dito, mas tb não sou contra professores estudarem mais (tanto que EU FAÇO PÓS GRADUAÇÃO em história cultural)e isso me dá respaldo suficiente pra saber que a população e seu senso comum geralmente são manipulados pela mídia, essa que se diz imparcial. Tempos saudosos os da década de 60 onde cidadãos se manifestavam, mesmo correndo o risco de morte, contra oq achavam sufocante para o crescimento do país.Hoje o brasileiro é politicamente calado e se acomoda diante dos problemas. preferindo se adaptar ao que lhe é imposto. O que está matando a educação não é o professor (onde o próprio estado poderia oferecer cursos pedagógicos para os que já estão atuando) o problema é a progressão continuada. Antes de falar com a autoridade que vcs acham que tem procurem saber oq realmente acontece dentro das escolas. A progressão continuada é obra do PSDB que históricamente sempre implicou com a classe.
Não sou filiada a APEOESP, apenas me formei e quero trabalhar como qualquer cidadão, mas acho que a rede particular é mesmo melhor, lá pelo menos, não temos que ouvir desaforos de pessoas mal informada como vcs, temos liberdade de criar e pensar, sendo que principalmente, não temos que aguentar pais desinformados e ignorantes (como vocês). Reunião de pais em escolas públicas, ninguém comparece, e a ignorância educacional continua. Antes de falar procurem se informar, não só nos bastidores da política, se importando como o Lula faz a barba ou com quem ele viajou (pq provavelmente vigiar no governo é seu único foco). Se as eleições estão aí, isso é outro problema, não é disso que estamos falando. Passei na prova do estado( portanto não me fale em competência- tenho mais que vc - acreditem), de 40 pontos exigidos, tirei 56. É por causa dessa desinformação de pessoas como vcs, que professores competentes como eu estão saindo do Estado. Não reclamem quando o governo não tiver mais ninguém, ou poucos, para dar aulas, e pegar qualquer coisa para colocar no lugar. Seus filhos ou netos sentirão o tamanho do problema. Aliás, vcs participam da vida de suas crianças na escola pública, ou estão em escolas particulares? O senso comum é uma doença. Se informe antes de falar. Com relação a Av.Paulista, se o movimento fosse feito dentro do sambódromo, não teria repercussão e movimento sem repercussão não tem valor nenhum.
A DEMOCRACIA e o exercício de CIDADANIA nos dá esse direito.
Para encerrar, porque não gosto de debater com pessoas ignorantes, chamar uma professora de professorinha já é uma forma velada de desclassificar um profissional, que se afunda em livros, não só de política, mas de sociologia, história, desde a criação do mundo, antropologia e cultura. Vcs fazem oq mesmo??? são jornalistas? jornalistazinhos, jornalistécos. A Marilena Chauí (vcs sabem quem é?), que também já atuou na rede pública é professorinha?
Santa ignorância. Me recuso a trabalhar para pessoas como vcs ou seus descendentes, que terão a mesma informação distorcida. De qualquer forma, agradeço ao Languardia o espaço cedido para meu desabafo e fico imensamente triste ao ver como o professor, que iniciará pessoas como esses aí de cima, na vida social, estão sendo tratados ou vistos como funcionário de segunda classe. Muito triste isso, se não fossem seus professores, vcs não saberiam nem ler nem escrever (bobagens, diga-se de passagem).

Achmed disse...

Cara competentíssima professora!

Em toda sua explanação, não ví uma linha sobre a pauta de reivindicação dos manifestantes!

Algum de vocês sabiam qual era???

Ou eram só massa de manobra da APEOESP?

Me diga uma categoria profissional que tenha tido um reajuste acima de 10%.

De onde vcs. tiraram esses 35% (ou 39%)???

Dizer que vcs. não tem reajuste desde 2005 é balela, e voces todos sabem disso!!!

E a maior prova de que esse movimento é político, foi uma outra manifestação do pessoal da APEOESP, ontem, quando eles se imiscuiram numa inauguração de escola para gritar: DILMA! DILMA!

E já que você se diz tão competente, tão sábia, deveria saber que o preceito básico de uma DEMOCRACIA é aquele que diz:
O direito de cada um, termina onde começa o direito do próximo!
Por isso vocês NÃO TEM NÃO, o direito de obstruir uma avenida, prejudicando quem quer que seja, para atrair os holofotes para um movimento POLÍTICO E RIDÍCULO como esse!!!