quarta-feira, 24 de março de 2010

Corretor Eleitoral

Você sabe o que é um "corretor eleitoral"?
.
Esta é uma figura que eu achava que não existia em nossos sistema político.
.
O corretor eleitoral não é um cabo eleitoral. É muito diferente. Ele é o dono do que antigamente conhecíamos como curral eleitoral. Existe muito no interior e realmente não sei até que ponto ele existe nos grandes centros.
.
O corretor eleitoral é um profissional. Negocia com os partidos determinado números de votos que ele controla para o candidato A ou B, e logicamente é remunerado para isto. Pode ou não dividir parte desta remuneração com seus eleitores.
.
Como é que ele consegue ter votos cativos que transfere para o candidato de sua preferência?
.
A fidelização dos eleitores é feita através de favores. Por exemplo, apoio a uma pessoa pertencente a uma família numerosa na região para que possa assumir a direção de um grupo escolar. Assim ele fideliza não só o voto daquela pessoa como de toda a sua família.
.
Outro meio é a promessa de que se o candidato B for eleito, uma pessoa da família será indicada como assessor de A ou B na Câmara de Vereadores ou na Prefeitura.
.
Outras promessas são a inclusão no Bolsa Família, ou no programa Minha Casa Minha Vida, o asfaltamento de uma rua em determinado bairro, a construção de uma quadra poli-esportiva no bairro, ou em qualquer outro programa social.
.
O Corretor Eleitoral precisa ter um bom relacionamento com um grande número de pessoas e muito ágil em negociar, colocação, promoção, etc, para pessoas ligadas ao seu curral eleitoral.
.
Quando o representante do partido se reúne com estas pessoas para saber o custo de uma campanha eleitoral em determinada região não está falando só de custos com material de propaganda, impressos, tempo de rádio ou TV. Está falando alem disto, em quanto vai custar cooptar líderes comunitários, líderes sindicais etc.
.
A conscientização do eleitor sobre ética e princípios morais começa daí, da eliminação deste corretor eleitoral, da coscientização de que é melhor ser do que ter, da conscietnização de que a lei de Gerson não pode ser aplicada nunca,
.
A tarefa parece impossível. É difícil e vai levar tempo, Mas tem que começar. Temos que começar a falar não para estes exploradores.

Um comentário:

Anônimo disse...

OLÁ LAGUARDIA.

TRADUZINDO: CORRETOR ELEITORAL NADA MAIS É QUE UM GRANDE GIGOLÔ, BANDIDO, VAGABUNDO, ESTELIONATÁRIO E TUDO MAIS DE PODRE QUE POSSA EXISTIR. ELE E QUEM O CONTRATA.
ABS DO BETOCRITICA.