sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Luiz Inácio desemente seus ministros


Ontem tanto Edson Lobão como a Sinistra disseram que o apagão era um assunto encerrado. Edson Lobão chegou a dizer que o INPE devia cuidar só de falar sobre as condições metereológicas e não se intrometer em assuntos referentes a eletricidade. O INPE recebeu ordens de não mais se manifestar sobre o assunto.
.
O próprio Lula havia dito há alguns dias atrás que o que aconteceu não foi um apagão, mas sim " um acidente energético".
.
Hoje Lula já se desmente e desmente seus ministros. O caso não está encerrado. O que está se falando está baseado em "achismos", disse Lula. Vão ser conduzidas investigações para determinar o que houve.
.
Ainda restam as seguintes dúvidas:
.
1. As causas do apagão do governo FHC foram resolvidas? Já que não tivemos nestes sete ou oito anos uma seca tão prolongada como aquela, se houver outra seca igual não haverá novo racionamento?
.
2. Quais os investimentos feitos pelo governo Lula na geração de mais energia?
.
3. Considerando que o apagão agora foi devido a uma falha inexplicável do sistema de transmissão, o governo tem feito investimentos na transmissão de energia elétrica?
.
4. Se o Brasil crescer a taxa de 8% ou 9% terá eletricidade suficiente em termos de geração e transmissão para suportar este crescimento?
.
Estas são perguntas que deveriam ser feitas ao governo e tratadas com seriedade.
.
Não podemos nos esquecer que o governo investiu apenas 38% do orçamento no setor de energia. E falta apenas um mês e meio para acabar o ano.
.
A continuar desta forma, certamente teremos outros apagões, e certamente São Pedro será novamente culpado pela incompetência do governo.

Nenhum comentário: