sábado, 26 de setembro de 2009

Obama erra de novo


O Presidente Obama errou de novo. Não era este o tipo de mudanças que o mundo e o eleitor americano esperavam. Por estar errando tanto sua popularidade está em queda.
.
Ao apoiar Manuel Zelaya a diplomacia americana erra novamente. Famosa por no passado apoiar ditaduras de direita no mundo, como os regimes militares na América Latina nas décadas de 60 e 70, Obama passa agora a apoiar Caudilhos como o Coronel Hugo Chávez e mais recentemente Manuel Zelaya.
.
Obama abandona o ideal de democracia dos que fundaram a república norte americana e que influenciaram tantas lutas pela liberdade como a Revolução Francesa e a Inconfidência Mineira, para apoiar o movimento Bolivariano do Coronel Hugo Chávez e seus seguidores Luiz Inácio Lula da Silva, Daniel Ortega, Rafael Correa, Evo Morales, Fernando Lugo e tantos outros filhotes do ditador Fidel Castro.
.
O que Obama espera com isto? Provavelmente por acreditar que a América Latina é um conjunto de países de segunda categoria, tendo como presidente do continente o Caudilho Hugo Cháves e a Capital Buenos Aires, não representariam nenhuma ameaça aos Estados Unidos que poderia continuar focado na Europa e no Oriente Médio.
.
Talvez, devido a sua inexperiência, acredite que ao satisfazer Hugo Chávez, lhe entregando a pequena e inexpressiva Honduras, possa conquistar um aliado contra a nova potência mundial que surge, a China.
.
Com isto, Obama abandona a sua própria sorte um pequeno mas valente e corajoso povo que não abre mão de seu Estado Democrático de Direito apesar de Chávez e seu bando de acólitos.

Nenhum comentário: