sábado, 25 de julho de 2009

Ponto para Troca de Idéias - Uma pequena análise de como a esquerda trata do povo

Os leitores me desculpem por me estender um pouco neste post. Mas idoso é assim mesmo, prolixo.

Vou começar reproduzindo um comentário de um leitor:

Primeiro relembrando o post recente da Visão do Leitor em que comentei a contribuição de Joel Neto com um artigo de Jorge Leão. Em resposta recebi o seguinte comentário:
Anônimo"> Marco disse...

Pelo que li e entendi o Laguardia afirma que:
1- A maioria do povo quer se dar mal.
2- A maioria dos brasileiros não furam filas,não estacionam em local proibido, não jogam coisas pela janela do carro, ônibus, não escutam som alto, etc, etc.
3- Não somos um povo mal educados e não esbravejamos contra os outros, sejam políticos ou não.
Laguardia, você mora no Brasil mesmo ou no mundo da lua?

Se clicarmos no nome do Marco veremos se seremos direcionados a um Blog de apoio a Dilma, portanto presumo que o leitor apoia Lula.
Me perdoem os leitores mas vou utilizar uma teoria desenvolvida para Recursos Humanos por Douglas McGregor nos anos 60, a teoria X e Y e adapta-la para o raciocínio socialista e do lulo petismo.
Não sei de onde Marco tirou a idéia de que eu tenha dito em algum lugar que o povo quer se dar mal. Pelo que entendi de Marco ele acha que o povo quer se dar bem usando de todos os artifícios inclusive os de imoralidade, desonestidade e falta de ética. A premissa do Marco é falsa, tão falsa como uma nota de três reais.

Mas vamos ao que interessa. Adaptando a teoria X de McGregor:

1. Uma pessoa comum tem aversão pelo trabalho e o evitará sempre que puder.
Parece ser esta a crença de nossa esquerda socialista. Por isto as pessoas têm de ser obrigadas a trabalhar e sempre que puderem vão tentar de alguma forma se dar bem através de comportamentos ilícitos, como inferiu o Marcos, através de atitudes desonestas, imorais, ou anti-éticas. Portanto é natural, aceitável e desculpável estas atitudes por parte de nossos governantes.

2.
Os seres humanos têm que ser forçados, controlados e às vezes ameaçados com punições para que se esforcem em cumprir os objetivos da organização.
Daí a idéia de que não se pode haver diversidade política. Qualquer um que pense ao contrário da elite de esquerda é um inimigo que deve ser eliminado. O Paredon em Cuba é um bom exemplo. A campanha de Chaves em calara a imprensa é outro bom exemplo, e aqui no Brasil os virulentos ataques de Lula contra a imprensa e a oposição, se é que ela existe.

3.
Que o ser humano ordinário é preguiçoso e prefere ser dirigido, evita as responsabilidades, tem ambições e acima de tudo deseja segurança.

Aqui é que se vê toda a perversidade do sistema socialista. O povo tem que ser tutelado. Os dirigentes é que sabem o que é bom para o povo. Daí saem as idéias estapafúrdias de nosso líder. Vamos financiar geladeiras para o povo pois é disto que eles precisam. Quem disse? Será que o cidadão não tem outras prioridades na vida?

Daí também se vem a idéia que a carga tributária tem que ser alta para que o governo decida o que é melhor para o povo. O povo tem que ter pouco dinheiro na mão do contrário vai fazer bobagens.

Em resumo, o que temos visto é que a esquerda acredita que o povo tenha que ser sempre tutelado. Não tem e nunca terá a capacidade de decidir por si próprio.

Para mim esta idéia é um insulto a criatividade e inteligência do ser humano, principalmente do brasileiro comum.

Já a teoria Y diz que:

1. Que o esforço físico e mental que se realiza no trabalho é tão natural como o gasto no jogo, no repouso.
Pensando em cada um de nós isto é uma grande verdade. Todos nós temos uma coisa que se chama dignidade. Queremos progredir na vida e nos darmos bem mas com dignidade, com respeito, com a admiração de nossos filhos, podendo nos olhar no espelho com orgulho.

Basta ver que quando alguém é preso por praticar falcatruas ações desonestas, roubo, sempre estão escondendo o rosto para não serem filmados ou fotografados. Naquele momento não têm dignidade nem o respeito das pessoas.

Por isto também as ações desenvolvidas pela esquerda para banalizar o crime, como as últimas declarações de Lula de que há tipos diferentes de crimes e que as pessoas têm que ser tratadas segundo a sua "biografia" e não se aplicar o preceito constitucional que todos somos iguais perante a lei.

2. O esforço necessário para a consecução dos objetivos da organização depende das recompensas associadas e não necessariamente do controle externo e a ameaça de punições.
Todos nós nos esforçamos para nos darmos bem e atingirmos nossos objetivos, principalmente de felicidade e de dar uma vida condigna e melhor para nossos filhos. A nossa recompensa nem sempre é pecuniária. É a recompensa maior, ou seja de ser reconhecido por ter alcançado seus objetivos de forma digna e honesta. De não ter de se envergonhar do que faz ou do que fez. O sentimento positivo que temos vale mais do que todo o dinheiro do mundo.

3.
O indivíduo comum, em condições desejadas, não só aceita responsabilidade, também as procura.

Quem não quer ser responsável e ser tratado com responsabilidade? Quem não quer ser tratado com confiança? Existe alguém que goste de ser vigiado e policiado o tempo todo? Quem não gosta de que o chefe ou alguém de seu relacionamento demonstre confiança e lhe peça que faça uma tarefa que demanda maior responsabilidade?

4. As pessoas têm qualidades bem desenvolvidas de imaginação, invenção e criatividade para solucionar os problemas da organização.
Quanto progresso temos visto no mundo devido a criatividade das pessoas. Pensar que este instrumento que estou usando agora, o computador pessoal, foi desenvolvido por jovens imberbes na garagem de suas casas.

E a criatividade do povo brasileiro, desenvolvemos tecnologias de extração de petróleo em águas profundas, geração de energia elétrica em grandes usinas hidrelétricas, a invenção do avião, o desenvolvimento de técnicas médicas inigualáveis em qualquer outro país do mundo.

5. Os seres humanos exercerão auto-direção e autocontrole no cumprimento dos objetivos com os que estão comprometidos.
O povo brasileiro não precisa ser tutelado pelo governo. Nenhum cidadão precisa ser tutelado por alguém que tenha uma "biografia". Sabemos
assumir nossas responsabilidade e respondemos positivamente com o que estamos comprometidos.

Este longo post é um desabafo de quem está cansado de ver os socialistas, Lula e os lulo petistas tratarem o povo como se fossem seres que devem ser tutelados por eles, os que tem "biografia"e portanto superiores a nós cidadãos comuns. Os comentários pró e contra o que escrevi serão muito bem vindos para o estabelecimento de um diálogo sobre o assunto. Aos que tiveram a paciência de ler até aqui, muito obrigado.

Um comentário:

Cachorro Louco disse...

Laguardia : é tempo perdido discutir com comunistas pois êles tem a mente tão direcionada ,que não conseguem distinguir a realidade.A lavagem cerebral que recebem não permite que tenham pensamentos próprios e portanto tudo que falam ou fazem já foi programado pelo partido.Não ha margem para personalismos .Abraços


P.S. não estou conseguindo passar e-mail para você ,preciso de dicas para colar o selo no blog.Meu e-mail é: amauri.moleiro@gmail.com