quarta-feira, 6 de maio de 2009

Voto em lista não é democrático


"Os partidos do governo e da oposição estão negociando mudanças na lei para que o eleitor deixe de votar diretamente no candidato a uma vaga no Congresso e passe a votar em uma lista. Essa proposta de reforma política provocou críticas imediatas". Fonte: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1111643-10406,00 VOTO+DIRETO+EM+PARLAMENTARES+ESTA+AMEACADO.html

A democracia exige que haja uma proximidade entre o eleitor e o seu representante, tanto no legislativo como no executivo.

No Brasil em lugar de caminhar na direção de um verdadeiro Estado Democrático de Direito estamos caminhando na direção oposta.

Os três poderes afogados em um mar de lama estão perdendo a cada dia a confiança do povo. Caminho certo para uma ditadura e a perda de nossa liberdade.

O caminho que deveríamos estar trilhando deveria ser o de um eleitor um voto, ou seja, a representação do estado de Roraima na câmara legislativa deveria ter o mesmo peso, o que não ocorre hoje.

Deveríamos ter o voto distrital, não o voto distrital misto, o voto distrital mesmo de forma que eu votaria em alguém que eu conheço, que vive na minha comunidade e com quem eu teria facilidade de comunicação. Alguém com quem eu pudesse reclamar e esbravejar quando cometesse algum erro.

Um sistema de recall, onde o parlamentar poderia perder seu mandato se os eleitores de seu distrito assim o desejassem por meio de plebiscito distrital.

Sonho? Não este sistema existe em muitos países democráticos e funciona. O deputado distrital é mais suscetível às opiniões do eleitor.

O que podemos fazer agora com relação a este projeto na Câmara? Fazer como fizemos por ocasião da renovação da CPMF. Pressão popular através de cartas para as redações de jornais e revistas, emails para senadores e deputados, todo o tipo de pressão é possível, acionar nossas representações de classe, como a Ordem dos Advogados, a Associação Brasileira de Imprensa, os diversos conselhos federais profissionais.

Só agindo proativamente poderemos garantir a continuidade e aprimoramento de nossa democracia.

Não podemos deixar que o Brasil que gasta domine o Brasil que trabalha e paga.

2 comentários:

Reclamão disse...

LAGUARDIA:
Primeiramente parabéns, seu Blog está cada dia melhor. Imperdível.
Lá atrás, um tal de anônimo afirmou que o Brasil de hoje está melhor do que nos tempos bicudos. Pois bem, vou contestá-lo e em apenas um quesito, que a meu ver é o mais importante, pois se relaciona com a nossa existência, com a VIDA e lembro que um cunhado meu faz parte dessa estatística fúnebre.
O camarada anônimo desconhece que de 1980 para cá, nossa terrinha amada e idolatrada permitiu que ocorressem 1.015.152 assassinatos. Isto mesmo, um milhão, quinze mil cento e cinquenta e dois assassinatos, até este exato momento. Recorde mundial disparado, nem nos países em guerra isto ocorre.
Recomendo que você coloque na sua coluna à direita o ‘ASSASSINÔMETRO”, o reloginho que conta em tempo real os assassinatos que ocorrem a cada minuto em todo o País, pois tem um site especializado que disponibiliza a estatística (html) aos interessados.
Ei-lo; http://strangemansparadise.blogspot.com/2007/04/cadaveres-do-descaso-2.html
Caso o link não abra, vá ao Google, digite; Cadáveres do descaso 2 .
Grande abraço.
PS: Não sou anônimo, apenas não quero meu nome espalhado pela Net e este apelido está registrado no Globo do Rio de Janeiro, com meu nome completo, rg, cic, telefone e IP.

Laguardia disse...

Obrigado pela dica. Já está incluído