terça-feira, 5 de maio de 2009

O Fracasso do Programa Social do Governo Lula - 2


Comentário que coloquei no Blog do Nassif com relação a um post publicado pelo mesmo a respeito do Programa Bolsa Família.

Caro Nassif

Se você bem se lembra ao tomar posse pela primeira vez, a grande bandeira do programa social do novo governo Lula era o Fome Zero desenvolvido alguns anos antes pelo Instituto Cidadania.


Logo após a eleição de Lula tive a oportunidade de assistir a cerimonia do lançamento do Programa Fome Zero em uma cidade do interior de Minas Gerais em que o palestrante principal era o Frei Beto.


Em sua fala Frei Beto afirmou que o Programa Fome Zero não se restringia a acabar com a fome, mas que era um programa bem mais amplo de inclusão social, que teria como uma de suas vertentes o programa Bolsa Familia, um programa emergencial parte do programa Fome Zero.

A medida que a inclusão social fosse ocorrendo, o número de assistidos pelo Bolsa Familia iria diminuindo até que este programa social não fosse mais necessário.


A lei que instituiu o Bolsa Família, em seus primeiros parágrafos, afirma que o Bolsa Familia é a consolidação de diversos programas sociais já existentes em governos anteriores. Portanto não é uma novidade do governo Lula, mas apenas a integração rebatizada de outros programas sociais.

Considerando que o Bolsa Família seria um programa emergencial, braço de um programa maior de inclusão social, o Fome Zero, era de se esperar que o número de pessoas atendidas fosse decrescendo a medida que o Fome Zero fosse sendo bem sucedido.


Como o número de famílias assistidas vêm aumentando, poderemos concluir que o programa de inclusão social do governo Lula foi um verdadeiro fracasso, e que estas pessoas assistidas pelo Bolsa Família nunca vão ter a oportunidade de inclusão social.


Segundo Frei Beto, ao ver que o Bolsa Familia trazia votos para si e para o PT, Lula abandonou o projeto de inclusão social do Fome Zero, mantendo apenas o Bolsa Família, e que em outras palavras, Lula trocou um programa de inclusão social por um programa de poder, eleitoreiro, o Bolsa Família.


Esta é a forma que Lula achou para se manter no poder. Perpetuar a miséria, não promovendo a inclusão social e mantendo os mais necessitados eternamente dependentes do Bolsa Familia.

Um comentário:

Felipe Braga disse...

Então... vou dizer o que acho.

Sentar e ficar reclamando não adianta. Por isso voce está certíssimo. Temos que expor nossas ideias para que, assim, possamos construir um país mais justo.

Levantar a bandeira nacional... e votar bem!!

Abraço!