domingo, 26 de abril de 2009

A Voz do Leitor


Alda do Crítica... disse...

Olá amigo, vim deixar um bom dia, li em seu blog coisas boas e outras fiquei sem entender, desculpe, entendi que você não gosta do Pt, isto ficou claro mas não ficou claro pq você não gosta da Petrobras. Queria entender pois como patriota devemos valorizar as coisas brasileiras, mas possivelmente você tenha uma razão maior;
Bjs
Alda Inacio

26 de Abril de 2009 12:37



Bom dia Alda Obrigado pela visita. A questão da Petrobrás, do Banco do Brasil ou qualquer outra estatal é a seguinte.

A função do governo é a de prover a população programa digno de saúde, educação básica de qualidade, segurnça pública e segurnça social, além de fiscalizar as empresas protegendo assim os consumidores contra a formação de cartéis e monopólios.


O governo administra muito mal as empresas que estão sob sua responsabilidade, As estatais são verdadeiros cabides de emprego e fonte de renda para a corrupção, como vimos o Banco do Brasil alimentando o Mensalão através das empresas de Marcos Valério.


Criou-se no Brasil uma idéia de que a Petrobrás é do povo. Não é, é do governo que está no poder.

Os lucros da Petrobrás não beneficiam os cidadãos.


Por outro lado, se a Petrobrás fosse quebrada em diversas empresas de sociedade anônima você teria as seguintes vantagens:


1. Ações destas empresas na bolsa e pulverizadas entre acionistas brasileiros.


2. Concorrência entre elas, fazendo com que o preço dos combustíveis fosse mais barato.


3. A administração das mesmas seria por competência e não por indicação política.


4. Sobre o lucro das empresas, mais eficientes, incidiriam mais impostos para serem aplicados em saúde, educação etc.


5. O governo exerceria fiscalização sobre elas através das Agências Reguladoras.
É estranho o governo se auto-fiscalizar, ou seja o governo é dono da Petrobrás e fiscaliza a empresa, acaba privilegiando os acordos políticos em lugar dos interesses da nação.

Um exemplo claro dos benefícios da privatização foi a questâo da telefonia. Talvez você seja muito nova e não se lembre ou não saiba.

Quanto as telefônicas eram estatais, só se conseguia um telefone através dos planos de expansâo. Levava anos para se adquirir uma linha por preços exorbitantes. Até se conseguir um aparelho podia-se alugar um de terceiros por mais de um salário mínimo por mês fora a conta.

Hoje podemos optar por diversos serviços de telefonia. A linha é instalada em menos de 24 horas e há planos variados que se adequam ao orçamento. Na telefonia móvel, há quase que um aparelho por cidadão. Isto não era possível com o monopólio estatal da telefonia.

Alguma pessoas, inclusive eu, não estamos abastecendo em postos BR, por dois motivos. O primeiro é que pela Petrobrás ser dona da distribuidora BR e ter o monopólio do petróleo no Brasil, ela tem mantido o preço dos combustíveis artificialmente altos. O barril do petróleo caiu de quase US$150,00 para algo perto de US$50,00 e não vimos ainda uma redução equivalente nos custos dos combustíveis.

A Petrobrás é um simbolo do governo federal, e boicotando os postos de bandeira BR, estamos demonstrando nosso desapreço pelos rumos que nosso país tem tomado.

Reclamão disse...

Acho que faltou só dizer que o lucro líquido da petrossauro no último exercício foi de 33 bilhões de reais e nos enganam com o surrado chavão " O petróleo é nosso".

Espero poder ter respondido sua pergunta.

3 comentários:

Reclamão disse...

Acho que faltou só dizer que o lucro líquido da petrossauro no último exercício foi de 33 bilhões de reais e nos enganam com o surrado chavão " O petróleo é nosso".

Laguardia disse...

Voce tem razão, vou acrescentar

Anônimo disse...

Petrobrás!

Monopólio puro, tá na Lei.

Se vc descobrir ou inventar um combustivel melhor, mais barato, menos poluente, vc terá que vendê-lo para a Petrobrás, porque ela detém o monopólio da distribuição, logo, ela é um desincentivo a novas criações e alternativas energéticas.

Se ela abaixar muito o preço da gasolina prá quem ela vai vender o alcool? E o diesel?

Por outro lado, ela é a causa de nosso alcool ser muito caro, já que o preço é inchado por uma maracutaia danada de fretes e impostos, ajudando a mante-lo perto da gasolina.

Enfim, essa Petrobrás não é minha, não é nossa, só do PT, amanhã será do PPS, PSDB, ou do ráio que o parta, que ninguém tem vergonha na cara e vontade patriótica de vender essa merda, isto é, PRIVATIZÁ-LA!!!

Groove