quarta-feira, 29 de abril de 2009

A Primeira Experiência Fracassada do Socialismo

Muitas pessoas pensam que a ideia de socialismo apareceu com Marx e Engels.

Provavelmente por defenderem o ateísmo, estas pessoas desconhecem a experiência dos primeiros cristãos, ou se conhecem lêem apenas o texto, se esquecendo que texto sem contexto é pretexto.

A primeira experiência de um sistema socialista nos é relatado no Livro de Atos, capítulo 2, versículos de 40 a 47 que diz:

"Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos"

Naquele tempo esperava-se pela segunda vinda de Cristo quando os apóstolos ainda estavam em vida, por este motivo bens materiais não tinham sentido algum.

O primeiro problema surgiu com Ananias e Safira, relatado em Atos 8 de 1 a 10 que diz:

"Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto. Levantando-se os moços, cobriram-no e, transportando-o para fora, o sepultaram. Depois de um intervalo de cerca de três horas, entrou também sua mulher, sabendo o que havia acontecido. E perguntou-lhe Pedro: Dize-me vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto.

Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti. Imediatamente ela caiu aos pés dele e expirou. E entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram-na ao lado do marido".

Notem que Pedro condenou Ananias e Safira não por terem recusado a doar o valor total do terreno mas sim por terem mentido sobre o valor do mesmo.

O sistema implemantado pelos primeiros cristão entre eles enfrentava o primeiro problema relatado, a desonestidade e a ganância do ser humano.

Em Romanos 15: 25 a 27, Paulo escreve que estava indo a Jerusalém levar ofertas das igrejas para os pobres da Igreja de Jerusalém, o que indica que o sistema de dividir tudo entre os fiéis foi um facasso total e em lugar de melhorar a vida dos fiéis os lançou todos na pobreza. Vejam o que disse Paulo:

"Mas, agora, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos.
Porque aprouve à Macedônia e à Acaia levantar uma coleta em benefício dos pobres dentre os santos que vivem em Jerusalém.

Isto lhes pareceu bem, e mesmo lhes são devedores; porque, se os gentios têm sido participantes dos valores espirituais dos judeus, devem também servi-los com bens materiais.

Todas as ocasiões em que o socialismo foi tentado desde então só tem promovido a miséria e a exploração do homem pelo homem. Ou seja forma-se uma casta de governantes que se aproveitam do povo e se mantem o povo na miséria. Só assim o socialismo tem condições de sobreviver.


11 comentários:

ZEPOVO disse...

Todas as ocasiões em que o capitalismo foi tentado desde então só tem promovido a miséria e a exploração do homem pelo homem. Ou seja forma-se uma casta de governantes que se aproveitam do povo e se mantem o povo na miséria. Só assim o capitalismo tem condições de sobreviver.

Repita isto mil vezes mil na mídia por cem anos seguidos e vai virar verdade!

Laguardia disse...

Zé do Povo

Me dê um exemplo de um pais socialista onde o povo não viva na miséria e exista democracia. Um só não pricisa mais do que isto.

Aproveitando vou te citar dez países capitalistas onde há uma distribuição de renda democrática (ou seja o maior salário pagao no país para executivos não é mais do que cinco vezes o que ganha um operário) e onde existe democracia e liberdade.

1. Dinamarca
2. Suécia
3. Noruega
4. Holanda
5. Alemanha
6. Finalância
7. Canadá
8. Nova Zelandia
9. Bélgica
10. Canadá.

Agora é sua vez. Apena UM país socialista onde exista democracia e onde o povo não seja miserável. Já vou te citar cinco ditaduras socialistas onde o povo vive na miséria há mais de meio século

1. Cuba
2. Coréia do Norte
3. Moçambique
4. Vitenam
5. Cambodja

Sei que os leitores poderão indicar muitos mais.

Magui disse...

O socialismo tem uma vertente importante que é buscar a justiça social.Não se pode confundir com o comunismo.

Nos tempos de hoje buscar a divisão da riqueza nacional e a participação de todos em justo direito e, como consequência, uma vida melhor,é a única saída possível para as nações. Não podemos, em hipótese alguma achar que só pessoas especiais, eleitas pela vida por serem inteligentes e diligentes com sorte de bem nascidos, possam viver felizes.
Ser ateu ou não é detalhe.

Laguardia disse...

Magui

Continua a minha pergunta. Me cite apenas UM pais socialista que seja uma democracia e que o povo tenha uma melhor distribuição de renda do que os países capitalistas que nomeei.

A felicidade não está ligada a sucesso financeiro. Conheço pobres que moram em favelas muito mais felizes do que os bem nascidos, inteligentes etc.

Dinheiro não traz a felicidade e posso te dar centenas de exemplos disto.

Lógicamente pessoas diligentes e trabalhadoras vão ter mais sucesso na vida do que os que não são diligentes ou trabalhadoras.

Ser ateu ou cristão não é garantia de sucesso ou de que os cristãos não vão passar por dificuldades financeiras ou problemas de saúde.

O Capitalismo é um sistema que recompensa e reconhece aqueles que se dedicam e trabalham. Precisamos acabar com esta idéia de que a dedicação, o esforço e o trabalho não devem ser recompensados.

Fabiano Barreto disse...

Laguardia,

O bem-estar sócio-econômico experimentado nessas nações deve-se, em boa parte, ao fato de que a miséria provocada por elas é levada a termo nos países sub-desenvolvidos que, via de regra, vendem matérias primas a preço de banana para elas e consomem seus produtos industrializados a custo de ouro, em razão do valor agregado pelo beneficiamento. Serve como exemplo a Inglaterra, famosa por comercializar um café de altíssima qualidade sem, todavia, possuir condições climáticas favoráveis ao cultivo da espécie - obviamente, dou aqui um exemplo grosseiro. Essa relação não é capaz de exaurir todos os processos desencadeados pela economia capitalista. Não obstante, no estado de coisas neoliberal, as grandes corporações oriundas das "nações centrais" acumulam seus lucros explorando a mão-de-serviço (mais barata) disponível nos países periféricos, cujos, ao fim do processo produtivo remetem os ganhos às matrizes.

Pensar que os países centrais não tem a capacidade de gerar efeitos negativos é, no mínimo, uma grande ingenuidade. Afinal, o capitalismo sim, necessita da miséria (para que a mão-de-obra seja sempre barata) assim como necessitamos do ar para sobreviver.

No comentário acima você afirmou que "A felicidade não está ligada a sucesso financeiro", porém, na resposta precedente a esta, estendeu uma lista de nações nas quais as pessoas gozam de boas condições materiais. Francamente, não entendi!(?)

O socialismo e o comunismo, conforme pensados por Karl Marx ou (exercitando um pensamento mais radical) pelos cristãos primitivos, pertencem ao passado.

Entretanto, um futuro fraterno e de equidade entre os homens não será construído a partir do dogmatismo capitalista. Isso seria um grande contrasenso ou, como diriam os filósofos, "uma petição de regra".

* Penso que cabe o elogio de que o seu blog é sempre um espaço aberto para o debate. Guardo-te muito respeito!

Um abraço!

Laguardia disse...

Prezado Fabiano

Sua participação é sempre bem vinda. Este é um espaço aberto para debates.

Me permita corrigir um conceito de seu primeiro parágrafo. O que você afirmou dos países do terceiro mundo exportarem matérias primas a preços de banana e importarem o produto final a preços de ouro já não é tão verdadeiro assim.

Vamos tomar por exemplo a economia norte-americana. Ela importa muito mais produtos finais agora. Praticamente todos os produtos de vestuário são importados. O aço de boa qualidade é importado. Tanto que a balança comercial americana é negativa.

Com a globalização as empresas estão mudando para países onde os custos de produção são menores. Exemplo disto a indústria eletrônica. Computadores, cameras fotográficas etc. são importadas do Japão, Coreia do Sul, China, Taiwan etc.

Muito do aço brasileiro é exportado para os Estados Unidos.

Quando eu disse que o dinheiro não traz felicidade e apresentei uma lista de nações com boa distribuição de renda, não quis dizer que nestes países as pessoas são felizes ou não. São duas coisas diferentes. A felicidade é um fator individual. Eu posso ser um morador de favela analfabeto e ser uma pessoa muito feliz, como também posso ser um dono de banco muito infeliz. Não é o dinheiro que vai determinar a minha felicidade.

Quanto a lista de países eu estava me referindo a distribuição de renda e ao fato de reconhecimento e recompensa as pessoas que se esforçam e trabalham. Estes países capitalistas apresentam uma qualidade de vida muito melhor para seus cidadão com uma distribuição de renda mais justa e mais digna.

Além do mais, o esforço o trabalho, o empenho e a dedicação de seus cidadãos são reconhecidos, enquanto que no sistema socialista se faz o nivelamento do cidadão por baixo.

Muito obrigado por freqüentar o blog. Mais uma vez digo que suas opiniões são muito bem vindas.

ZEPOVO disse...

Vou te responder de maneira definitiva e completa em breve, como já anunciei em meu blog.
Posso te adiantar alguns pontos;
Os países onde o povo tentou o socialismo são massacrados pelo império capitalista.
Basta analisar a listinha que vc mesmo cita. Alguns foram arrasados por guerras, outros descaradamente boicotados com embargos cínicos. Sem contar o trabalho sujo de descrédito feito na mídia. Quem disse que um cubano vive na miséria. Se quer saber tem muito brasileiro das periferias vivendo muito pior!
Quanto a lista dos paraísos na terra, coloque 200 mi de pessoas neles e vc vai ver o padrão deles evaporar, países explorando os recursos de outros países, mantendo a população baixa e não aceitando integração com estrangeiros, muito menos imigrantes. Fato interessante, nos países que vc cita o envelhecimento da população é alto, os casai não querem mais filhos e o suicídio é alto. Porque?

Laguardia disse...

Você acha que a União Soviética e os países da Cortina de Ferro foram massacrados pelo império capitalista?

Você acha que a China foi massacrada pelo império Capitalista?

O povo Cubano vive tão bem que milhares arriscam a vida para fugir em botes de borracha, jangadas etc. Basta conversar com alguém que visitou Cuba para ver como o povo vive na miséria. Durante o império Soviético Cuba foi sustentada pela Rússia. Hoje é pela Venezuela.

Um ou outro Brasileiro pode viver pior que a média dos Cubanos, mas os cubanos vivem pior que a média dos Brasileiros.

Vou te dar exemplos de país com grande população então.
1. Alemanha
2. Canadá
3. Japão
4. Estados Unidos

Me dê exemplos de exploração que a Finlândia faz de outros países.

Envelhecimento da população é uma coisa que está acontecendo em todos os países do mundo.

A questão do alto grau de suicídios nestes países é fruto de propaganda mentirosa da mídia socialista. O grau de suicídio entre os índios brasileiros é mais alto.

Continua a minha pergunta. Me cite um único país socialista que seja uma democracia. Você só tentou justificar a miséria nestes países, usando a técnica comuno-nazista, a culpa sempre é dos outros.

A Antiga União Soviética e a China já estão se tornando países capitalistas. A Alemanha Oriental já unificou com a Alemanha Ocidental e está progredindo com o capitalismo. A Coréia do Norte é uma ilha de miséria comparada com a Coréia do Sul e Japão.

Mais uma vez fica a pergunta e vamos ver se você consegue me responder. Qual o país socialista que é uma democracia. Basta citar um.

Até agora você não respondeu a pergunta.

Fabiano Barreto disse...

Laguardia,

Com relação ao primeiro parágrafo do meu comentário, deixei claro que o exemplo utilizado não tem a capacidade de exaurir a questão.

Prosseguindo, a economia americana produz trilhões, ou seja, independente da balança comercial negativa ainda exporta-se em volumes inimagináveis para nações como o Brasil, por exemplo.

Moro em Niterói-RJ e, sempre que passo pela ponte Rio-Niterói vejo montanhas de minério de ferro (bruto)e quantidades senpre inferiores de aço beneficiado disponíveis para exportação.

Custos de produção menores nos países mais pobres implicam em excessivo número de horas trabalhadas, baixa qualidade de vida e poluição alarmante, entre outros efeitos degradantes.

A boa distribuição de renda apontada nos países listados gera miséria em nações pobres. Isso é uma questão clássica da economia capitalista, além de possuir profundas raízes históricas. Não significa que pode ser reproduzido mundo afora. Basta fazer um estudo mais abrangente à respeito. Como ponto de partida para a compreensão destas coisas sugiro a leitura de "A riqueza das nações", de Adam Smith e "O manifesto do partido comunista", de Karl Marx e Friedrich Engels.

Em momento algum fiz defesa da prática socialista, nada tendo a acrescentar.

Muito obrigado pela fraterna hospitalidade!

Laguardia disse...

Fabiano

Trabalhei em mineração a minha vida toda, na área de Recursos Humanos, e posso te afirmar que as empresas têm proporcionado uma qualidade de vida cada vez melhor para seus funcionários.

Nossos grande importadores de minério de ferro e outros produtos básicos não são os países citados, mas a China, a União Européia e a América do Norte.

Os países que citei, e vou dar um exemplo da Dinamarca, procuram através de suas industrias particulares, colocar fábricas em países onde os cutos sejam mais baratos, (tanto mão de obra quanto impostos e insumos) a fim de tornar seus produtos mais competitivos.

Há cerca de um ano atrás, uma importante industria farmaceutica dinamarquesa investiu na construção de uma moderna fábrica de medicamentos em Montes Claros, o que proporcionou a criação de mais de 1.000 empregos diretos, e isto sem apoio da Sudene.

Os salários pagos a estes 1.000 novos trabalhadores eram superiores ao que ganhavam antes, elevando seu padrão de vida. Lógicamente inferiores aos dos trabalhadores dinamarqueses, mas com um custo de vida em Montes Claros também inferior ao da Dinamarca.

Há planos para a construção de outra fábrica na China.

Com isto, além de reduzirem os custos de produção, poderão vender medicamentos a custos menores, por exemplo na África, abrindo novos mercados antes inviáveis devido ao alto custo de seus produtos. Poderão também ficar mais perto do mercado consumidor reduzindo os custos de transporte.

O que aconteceu, é que os trabalhadores dinamarqueses protestaram por estarem perdendo empregos em seu país.

Esta concorrência global vai fazer com que os salários tenham a tendência de subir nas áreas onde estão muito baixos e de cair nas áreas em que estão muito altos.

Recomendo a você, se é que já não leu, o ivro Liberdade de Escolha de Milton e Rose Friedman.

Fabiano Barreto disse...

Bicho, o Milton Friedman foi o grande ideólogo dessa crise por que estamos passando.

Se tem dois intelectuais desprestigiados no momento são o Friedman e o Francis Fukuyama.

As idéias deles já levaram uma pá de cal!