sexta-feira, 17 de abril de 2009

País do Falta um Dedo

Pensava que vivia num país do “falta um dedo” e que isto simbolizasse que mesmo no meio das carências as pessoas submetidas aos maus tratos ou ao trabalho forçado e sem cuidado, poderiam buscar e alcançar a dignidade na vida.

Pensava que neste país do “falta um dedo” faltavam outras coisas também, como a água, a luz, o pão, o chão pra plantar, a casa, o trabalho, a saúde, a educação, o mínimo para se viver com dignidade, etc.

Pensava que neste país faltava uma política de inclusão das pessoas portadoras de deficiências, dos velhos, dos menos favorecidos e dos que sempre foram impedidos de se incluírem com dignidade na vida social.

Pensava que no período do governo do “falta um dedo” estas carências e estas faltas seriam combatidas e supridas, mesmo que com muito trabalho e com muito enfrentamento político, porque para mudar o país do “falta um monte de coisas” para um mais justo, fraterno e humano, as forças do mal teriam que ser combatidas com justiça, com a força do voto do povo, com a lei e com o direito.

Pensava que mudanças ocorreriam na cultura política e na estrutura de poder deste país do “falta um dedo”, pois a dor do povo, a dor da fome, a dor do não ter onde morar, trabalhar e estudar, estava simbolizado no dedo que faltava.

Pensava, esperava, votava e aguardava.

Agora estou descobrindo que o país do “falta um dedo” é também um país do “falta ética na política”, falta “vergonha na cara” de alguns políticos, falta dignidade em alguns que assumiram pelo voto sagrado do povo o dever sagrado de cuidar do povo e não o fazem, pois preferem cuidar de si mesmos, ao invés de desempenharem suas funções de forma legal, de legalidade e legal, de legal mesmo e por fazer “coisas legais” para o povo.

Agora descobri que o erro, o crime, a violência contra a mulher, a exploração da criança, o roubo, a bandalheira, a corrupção e outros adjetivos, só são considerados erros passíveis de punição se houver quem consiga convencer os “juízes” da veracidade dos fatos que são fatos no mundo real.

Descobri que aqueles que foram eleitos para cuidarem do povo, estão cuidando dos que foram eleitos pelo povo e constrangendo os representantes “legais” do povo para que não punam os que cometem crimes e, mesmo que no vocabulário desta elite política as palavras tenham outras conotações, crimes são sempre crimes.

Descobri que a falta que angustia o povo é a falta de vergonha e de respeito para com a população, que está presente entre os que foram eleitos pelo voto popular.

Descobri que nem Igreja ecumênica, nem não ecumênica, nem carismática, nem progressista, nem tradicional, nem pentecostal, se faz presente nesta hora para denunciar profeticamente e indicar o caminho do direito e da justiça, pois o que acontece no Senado Federal deste país do “falta ética” é coisa para o juízo divino, é coisa para a justiça de Deus, uma vez que nos nossos “juízes” não têm competência para julgar e condenar.

Acho que estou vivendo no país do “falta respeito para com Deus”, pois se houvesse muitas coisas mudariam, pois não dá para ir ao culto ou à missa em respeito a Deus e não ser impulsionado pelo Espírito de Deus para a prática da justiça e do direito que Ele mesmo criou para orientar a vida e os relacionamentos. As leis nós criamos, mas o direito e a justiça são de Deus e elas nunca faltam, em algum momento da vida julgarão a todos, sobretudo os que roubam e impedem a vida digna e a esperança do povo pobre e sofrido. O dedo que ninguém vê é o dedo indignado de Deus apontado para os poderosos.

Bispo Josué Adam Lazier
Pastoral Universitária da UNIMEP

6 comentários:

CESAR CRUZ disse...

Caro Luiz,

Este é o país do falta tudo. Vamos morrer e a coisa continuará assim. A nossa única arma é o voto, mas o povo se abstém de votar... Não! não digo que não votam, fisicamente falando, apenas afirmo que não se detêm em ler e estudar para votar com maior assertividade. Se isso não fosse fato, não teríamos elegido o Lula para este sugundo mandato. O que justificou essa eleição? Eu respondo: o descuido do povo! Quem se manteve minimamente a par dos acontecimentos políticos do primeiro mandato, não votou no Lula novamente. Obviamente não. Mas quem preferiu ligar a TV para assistir ao Datena, Ratinho ou BBB, acabou votando nele, baseado no senso-comum e na opinião política do amigo do botequim.

Laguardia, sinceramente, nós merecemos! Somos fruto da nossa burrice.

forte abraço
Cesar Cruz

EStamos pagando pela

Stenio Guilherme Vernasque da Silva disse...

é amigo...
Tá tudo dominado...

Carlos: disse...

A situação esta um tanto quanto complicada.....aiaiai

o cobrador disse...

Caro Amigo,
Realmente falta o Mestre Jesus Cristo, na vidas da pessoas...

Fabricante de Sonhos disse...

Olá amigo!
Enfim um blog pra falar aquilo que todos no fundo sabem... Mas quem fará alguma coisa?

Por aqui, falta um dedo, falta cultura, saúde, educação... Vergonha na cara...
Falta um braço, que lute firme por todos nós!

Adorei esse teu espaço! Parabéns!

Beijo Meu...

Fabricante...

Laguardia disse...

Fabricante

O braço forte existe, e somos nós, que nos juntando seremos fortes para lutar pelo sofrido povo brasileiro.

Espero continuar merecendo a sua donfiança e seus comentários.