segunda-feira, 13 de abril de 2009

Muro nas Favelas - Novo Gueto?

A decisão de cercar 11 favelas cariocas com muros de três metros de altura partiu do governo do Estado do Rio. Na discussão com a prefeitura, foi descartada uma proposta alternativa feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. (Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u545908.shtml)

Como se pode ver o Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, aliado de Luiz Inácio Lula da Silva, aquele que culpa os louros de olhos azuis pela crise econômica, voltou a propor a construção de um muro em torno das favelas do Rio. Esta medida já havia sido proposta pelo vice-governador de Rosinha Matheus, Carlos Conde.

Esta é uma medida humilhante que não resolve o problema e agride às pessoas menos favorecidas que moram na Rocinha e outras favelas que serão cercadas.

O governo não toma medidas que dignifiquem as pessoas. Prometem o impossível, como a construção de um milhão de casas populares, distribuem bolsas família que não passam de esmolas para manter a população quieta sem reclamar, numa atitude claramente eleitoreira, e agora propõe criar guetos ao cercar áreas residenciais bem ao estilo nazista com o gueto de Varsóvia.

O governo trocou um projeto social por um projeto de poder. Não resolve os problemas sociais, simplesmente os varre para debaixo do tapete ou os cerca com um muro para que saiam de sua visão e pare de incomoda-los.

Enquanto isto os milhões de impostos que pagamos são usados para garantir moradias confortáveis e mordomias para nossos políticos, governantes e seus assessores em Brasília.

É inexplicável e imperdoável o fato do Palácio do Planalto em Brasília ter mais funcionários do que a Casa Branca. Mas pensando bem esta é uma forma de transferir recursos públicos para o PT, que cobra dos indicados e ocupantes de cargos públicos o pagamento de dízimo para o partido

Nós eleitores temos de criar vergonha na cara e passar a eleger representantes que sejam éticos, honestos e que adotem políticas que venha a eliminar a miséria de nosso povo de forma digna.

2 comentários:

Blog de um Brasileiro disse...

É meu amigo. Medida elitista e simplista, feita para esconder a incompetência do Estado em manter a ordem, através da EDUCAÇÃO.
Abjeta a decisão, porém prática para os políticos.

Mas também é uma medida educativa. Só assim os moradores das favelas aprendem a dar o voto correto, em vez de colocar como vereadores e deputados estaduais a nata do crime organizado.

Veremos se aprendem, mais uma vez, pela dor da humilhação de ser taxado como segregado.

Abraços

Blog de Um Brasileiro

Anônimo disse...

Eu diria que as favelas são também um reduto de eleitores bastante significativo para o lulla pois lá deve haver uma boa quantidade de bolsistas esmolas.
É prática comunista eliminar o cidadão que está sofrendo para que sua agonia deixe de existir, algo assim como a eutanásia do bem.
Quanto aos funcionários públicos em excesso, além do pagamento do dízimo também são excelentes cabos eleitorais, não podemos nos esquecer!