domingo, 5 de abril de 2009

Espírito Crítico

Em conversas. ou lendo artigos, ou na internet, ou no rádio e na TV muitas vezes ouvimos opiniões e afiramções, que muitas vezes aceitamos sem que estas passem por nosso crivo de crítica e exame.

Crítica aqui no bom sentido, não no sentido da crítica construtiva.

Trabalhei em uma empresa onde era indispensável que ao se fazer um projeto ou se apresentar uma idéia, antes de mais nada este projeto ou idéia era discutido com um companheiro de trabalho cujo objetivo era agir como o advogado do diabo, buscando pontos falhos em sua idéia ou projeto. Só depois de tudo acertado o projeto era apresentado a Diretoria, e você tinha muito mais condições de responder a questionamentos e esclarecer dúvidas do que antes do debate com seu companheiro de trabalho.

Esta longa introdução tem a haver com nossas atitudes também na escola, no trabalho, e em nosso dia a dia.

Exemplificanod. Esta semana, ouvindo uma entrevista numa rádio, ouvi o entrevistado afirmar que uma empresa nacional de fabricação de insulina no norte de Minas fora vendida a uma empresa estrangeira (por sinal de um país onde a maioria da população é loura e de olhos azuis), e que fora sucateada pelo comprador.

Acontece que estou bem familiarizado com o caso. Quem ouviu ficou mal informado e com um a imagem distorcida do ocorrido.

A empresa brasileira fabricava insulina a partir de pancreas bovinos e suinos, e devido aos problemas de vaca louca e outros problemas sanitários, não estava conseguindo no mercado nacional ou internacional a quantidade necessária de matéria prima para fabricar insulina.

Esta empresa não tinha recursos para transformar seu processo produtivo e um outro mais moderno que dispensava o uso de pancreas.

Foi comprada por uma concorrente multinacional. A empresa compradora, investiu milhões de dólares na construção de uma moderna fábrica, no mesmo local, utilizando a mesma mão de obra existente e ainda mais do que dobrando o número de funcionários.

Qualquer um pode ver que a informação que a empresa nacional fora sucateada é inverídica.

Infelizmente, o reporter entrevistador não teve a curiosidade de criticar a informação recebida e esclarecer seus ouvintes sobre a veracidade dos fatos.

É nisto que Lula se apoia para mentir e enganar o povo. Na falta ce crítica às informações que ele transmite. Por isto fala em auto-suficiência da produção nacional de petróleo, do óleo no pré sal, em emprestar dinheiro ao FMI e outras mentiras mais.

Nenhum comentário: