domingo, 5 de abril de 2009

Ainda sobre Espírito Crítico

Ainda sobre o tema espírito crítico.

Conversando com um estudante universitário neste fim de semana, ele me contava que um de seus professores tinha dito que um dos problemas do SUS eram as empresas particulares de medicina de grupo.

Não entendendo a colocação pedi que me explicasse.

- O caso é principalmente a Unimed, me disse ele, veja bem, o governo enviou para Belo Horizonte cinco médicos cubanos que passaram a atender pelo SUS. A procura foi tão grande que ameaçou a Unimed e esta pressionou ao SUS para mandar embora os médicos cubanos.

É isto que me assusta com relação aos nossos alunos universitários. Falta de espírito crítico.

Belo Horizonte é uma cidade de dois milhões e meio de habitantes. A Unimed tem cerca de cem mil segurados.

Suponhamos que estes médicos cubanos fossem mesmo fora de série, muito capazes, no que eu não acredito, e atendessem a um paciente a cada 15 minutos, oito horas por dia, cinco dias por semana, quatro semanas por mês.

Seriam portanto 32 consultas por dia para cada médico, 160 para os cinco médicos num total de 3.200 consultas por mês.

Os planos de saúde trabalham com uma média de 4 consultas por ano para cada segurado. Portanto, Belo Horizonte precisaria atender a 833.300 consultas mês, sendo que destes 33.000 seriam segurados da Unimed.

Portanto, como diria Oswald de Souza, é matematicamente improvável que cinco médicos cubanos mudassem representar um mínimo de ameaça a Unimed.

O problema é que nossos professores sofrem o patrulhamento ideológico da esquerda e não desenvolvem em seus alunos o espírito crítico. Criam sim uma turma de vaquinhas de presépio de mente embotada que não pensam e não exercem um mínimo de crítica sobre o que ouvem.

É uma vergonha!

4 comentários:

Carlos Caldas disse...

Obrigado por seu comentário em nosso blog. Seja sempre bem-vindo!
É verdade, sou professor e sei que o patrulhamento é total e irrestrito. Pensar diferente nos torna um ser desprezível "da direita reacionária".

JÚLIO PEGNA disse...

Laguardia,
Li seu comentário no SANDALIAS DO PIRATA e discordo!
Sim, ser contra Dilma é apoiar o Coroné Zé Serra, único politico que acredita ter chances de derrotar o PT.
Hoje, como em toda a história do Brasil, há somente dois lados: ou vc pretende gerar e distribuir riqueza, ou concentrar ainda mais o poder de pequenos grupelhos empresariais.
Lula foi o único presidente com coragem de agir para retirar da miséria mais de 32 milhões de irmãos brasileiros. Isso não é pouco, mas ainda faltam outros tantos milhões a serem resgatados das obscuras armadilhas em que foram atirados nos últimos 50 anos!

Boa sorte!
Júlio Pegna
SANDALIAS DO PIRATA
http://sandaliasdopirata.blogspot.com

Laguardia disse...

Julio

Li seu comentário. Claro que discordo

Mas se para você só há dois lados, então você está do lado errado.

Segundo Frei Beto o programa social do governo Lula foi um fracasso. Explico:

O Programa Fome Zero foi instituido como um programa de integração social que retiraria a população da miséria. Para tanto tinha um componente emergencial o Bolsa Família. A medida que a população melhorasse seu padrão de vida, o número de pessoas assistidas pelo Bolsa Família iria diminunindo.

Não foi o que aconteceu. O número de pessoas assistidas pelo Bolsa Familia só tem aumentado. Daí a afirmação de Frei Beto que o Governo Lula abandonou um programa de governo e adotou um programa de Poder.

Se você examinar as estatísitcas do IBGE e de outros órgãos governamentais, vai verificar que a situação social dos brasileiros vem melhorando paulatinamente deste a implantação do Plano Real em 1994 durante o governo Itamar Franco.

Lula manteve este programa inclusive com a indicação de um deputado banqueiro do PSDB para presidente do Banco Central, Henrique Meireles.

Do ponto de vista ético, moral, de honestidade e de combate a corrupção, o governo Lula tem sido um verdadeiro fracasso. Nunca a Policia Federal trabalhou tanto nem nunca tantos acessores de um presidente da república foram tão envolvidos em corrupção como agora.

Portanto se só há duas posições, uma a favor da inclusão social, do fim da miséria, do fim da corrupção, da ética no política e o outro o de apoio ao governo Lula, ao PT, a Dilma Rouseff e a esquerda, fico com o primeiro.

Sou favor da inclusão social e contra Lula e seus asceclas. Espero que você faça o mesmo e lute por um Brasil onde o governo não precise manter o povo na miséria para ficar no poder como agora.

Carlos: disse...

NOssas fui ver os coments, e aqui praticamente tem outro post sobre Lula huashusahu muito bom