terça-feira, 3 de março de 2009

Tenho a Cabeça Feita


É comum durante uma troca de idéais recebermos a seguinte resposta da pessoa com quem estamos mantendo um diálogo:


- Não adianta a sua argumentação - Tenho a cabeça feita.


Quanta pretenção! Quanta arrogância! Quanta ifantilidade e falta de amadurecimento!


Eu, com mais de 60 anos de idade não tenho esta pretenção. Tenho a mente aberta e não a cabeça feita. Aprendi, ao longo dos anos, que cada dia se aprende uma coisa nova.


Aprendi que não é vergonha nenhuma dizer - Eu estava errado. Reformulo meu pensamento ou minhas atitudes.


Ou mesmo dizer. Não estou familiarizado com o assunto. Vou pesquisar e depois te dou uma resposta.


Nosso presidente infelizmente é um homem que acredita que tem a cabeça feita. Só ele tem razão. Nunca erra.


Se algo de errado acontece, ele não sabia, e se pego na mentira a culpa nunca é dele. A culpa é dos aloprados, ou herança maldita do governo FHC. Atrás desta ideia vão seus seguidores. Lula é como um deus infalível. Pensa que o que o presidente faz não pode ser ilegal. Ele está acima da lei e da Constituição.


Vimos isto acontecer na Alemanha de Hitler. O Fuher era um deus. O homem que ia conduzir a Alemanha para o Reich de mil anos. Se as coisas não davam certo a culpa era dos judeus que tinham que ser eliminados.


O mesmo aconteceu na União Soviética. Quem era contra o comunismo era eliminado, ou enviado a um manicômio ou aos teríveis Gulags. Em Cuba se dá o mesmo. Quem é contra Fidel deve ser eliminado pelo pelotão de fuzilamento. Quem foge de Cuba em barcos mamgembes só pode ser louco. Quem preza a liberdade é louco. Quem não é louco é aquele que age como o boi que vai para o matadouro. Não questiona e espera pacientemente que o regime comunista dê cabo dele.


Os professores de esquerda em nossas escolas e faculdades não incentivam seus alunos a questionar. Não os incentivam a pesquizar. Querem apenas enfiar goela abaixo suas mentiras como se fossem verdades. Se passam por deuses.


Fui criado de forma diferente por meu pai que também era professor de história e geografia. Ele me ensinou a não acreditar na primeira coisa que me diziam. Ele me ensinou a procurar a verdade, a pesquisar.


Talvez por isto eu seja um chato. Quando leio alguma notícia ou alguma coisa na internet, procuro pesquisar, ver o outro lado da moeda, escutar opiniões diferentes, ainda mis com a internet é mais fácil de fazer isto.


Não tenho vergonha de dizer que estou errado quando isto acontecer. Respeito opiniões diversas mesmo não concordando com elas.


Mesmo em religião. Sou protestante de carteirinha, mas sou daqueles que questiona. Questiono o meu pastor em particular e em público se for preciso. Questiono as demais autoridades da igreja sempre que discordo de suas opiniões. Acredito que Deus nos deu o dom de questionar. Deus nos deu o livre arbitrio para escolher entre o bem e o mal. Deus não quer que sejamos vaquinhas de presépio.


Mas acho que o mundo seria muito melhor se tivessemos menos donos da verdade e mais questionadores.


Lula se acha dono da verdade porque tem, diz ele, 84% de apoio popular. Seus seguidores dizem que sou louco em falar mal de Lula. Graças a Deus tem muito louco neste mundo junto comigo.

9 comentários:

Eliana Gerânio Honório. disse...

Solicito autorização
para incluir seu comovente trabalho no link do Espaço Mensaleiro.

Muito obrigada.

Eliana

Jurema Cappelletti disse...

A necessidade de pesquisar informações vem da inteligência, não da 'chatice'. Mais um motivo para acompanhar seu blog.

Um abração, Ju

(Coloquei este comentário, antes, no blog da Eliana, por engano. É nisso que dá sair clicando num blog dentro do outro. Mas vale a pena o engano, pois assim conhecemos outros blogs muito bons)

Unknown disse...

Bom dia, amigo! Estou aqui por frequentar o blog do Antunes e vi seu comentário/solicitação lá. Também questiono tudo e tanto e de tal forma que não sei se as coisas vem ao meu encontro só para que eu as questione. O povo brasileiro depois de 20 anos de ditadura, não sabe votar, e qualquer pessoa que voe nas asas do poder é manipulado e se sente dono do mundo. Charles Chaplin exemplifica bem isso num de seus vídeos.
Gostei do seu blog e se me permite, vou ser sua seguidora.

Abraços

Mirse

Laguardia disse...

Eliana

Não precisa pedir autrização para republicar qualquer coisa que eu publique aqui.

Muito obrigado

Laguardia disse...

Mirse

Muito obrigado por sua visita. É uma honra ter você como acompanhate do blog. Obrigado

Unknown disse...

Oi Laguardia,eu sou literalmente cabeça feita:) do "Ilê Ase Oju Oya". Desculpe, não me fiz entender bem.Então...temos crenças
diferentes mas com absoluta certeza, somos todos filhos de um só "DEUS". Abr. Yvy

Laguardia disse...

Realmente Ivy. Somos filhos de um só Deus que nos criou com inteligência para não sermos cabeça feita.

Ele nos deu o privilégio de sermos seres racionais para que possamos usar nossa inteligência para questionar.

Ele também nos criou livres até para escolhermos entre o bem e o mal.

Quando dizemos que somos cabeça feita estamos abrindo mão da dádiva que Deus nos deu

Pan disse...

Como vc diz meu amigo,é muita arrogância dizer q tem a cebeça feita.As coisas mudam o mundo evolui e os conceitos tbm.Só quem morre é que pára de aprender e assim mesmo , tenho dúvidas disso pq não sei se no além a vida espiritual continua....
Um forte abraço e parabéns pelo espaço e seu dom de escrever!
Pan

Lais Castro disse...

Oi Laguardia, aqui estou eu retribuindo sua visita ao meu blog.
Muito bom esse seu artigo. Eu também faço parte do time de "cabeça aberta", sempre curiosa e disposta a aprender mais e a reconhecer meus erros e tentar melhorar sempre!
A partir de hoje, sou sua seguidora. Obrigada pela visita ao meu blog.
Abraço.