sábado, 7 de março de 2009

Estágios

Copiado de Strangeman's Paradise de Paulo Zappi

Primeiro vem a história de que furto de carro é normal, que o negócio é não reagir.

Aí você não reage, a polícia não reage, o governo não reage. No máximo alguém diz que fez-se "justiça social".

Depois vem a história que que assalto a mão armada é normal, tem muita gente necessitada no Brasil, o negócio é não reagir.

Aí você não reage, a polícia não reage, o governo não reage. No máximo diz que você tinha muita grana, mas recomenda sempre andar com dinheiro vivo para o ladrão.

Então vem o papo de que sequestro-relâmpago é normal, o negócio é não reagir.

Claro, obediente, você não reage, a polícia não reage, o governo não reage. Eles dizem que é para ficar calminho e levar os bandidos para sua casa e dar tudinho para eles. Ainda vem alguém e diz que você tinha demais mesmo e que tinha que compartilhar sua riqueza com os marginais necessitados.

Claro, aí vem o próximo estágio: você é empurrado do penhasco. Todo mundo pergunta "Mas por quê?" "Você reagiu?". Calmamente você responde que fez tudo certinho, não reagiu e mesmo assim, foi chutado no precipício.

A minha pergunta é outra. Eu pergunto:

"No fim das contas vocês esperavam o quê?"

by Zappi

Eu continuo este brilhante post de Zappi com o seguinte:

Os partidos usam o caixa 2. Lula diz (entrevista em 2005 da França) que o uso do Caixa 2 é normal. O Congresso não reage, o Ministério Público não reage, nós não reagimos.

A imprensa denuncia o uso do mensalão para a compra de votos de apoio ao governo. a oposição não reage, o Ministério Público não reage, nós não reagimos.

O MST invade terras, destroi propriedade particular, mata inocentes. O governo não reage, a Oposição não reage, o Ministério Público não reage, nós não reagimos.

Os governos estaduais não cumprem os mandados de reintegração de posse. O governo não reage, o Ministério Público não reage, a Oposição não reage, nós não reagimos.

O Presidente da República gasta milhões com um convescote de prefeitos para lançar ilegalmente a candidatura de Dilma Rousseff. A oposição não reage a altura, o Ministério Público não reage, nós não reagimos.

Quando é que vamos deixar de nos comportarmos como um boi que é tangido para o matadouro sem reação?

Quandeo é que vamos ter a altivez de reagir contra este estado de coisas?


Um comentário:

Ynot Nosirrah disse...

Seu blog é muito bom. Não podemos mesmo nos deixar corromper, mas sim tentar forçar alguma mudança, enquanto é tempo. Tem toda razão. Esta postagem parece aquele poema de Mayakovski, que eu escrevi, se não me engano, em minha primeira postagem. Obrigado por me visitar. Virei aqui também, sempre que puder.

http://conscienciaacademica.blogspot.com/