quinta-feira, 5 de março de 2009

Devolve o Chapéu



Faço aqui um adendo ao exelente post de Jurema Cappelletti em seu blog Casa da mãe Joana com o título Devolve o Chapéu.

Lula e os lulopetistas, tem apresentado ao povo brasileiro o programa Bolsa Família como o grande feito social de sua administração.

O próprio Lula desmente este mito quando assinou a lei que instituiu o dito brogram.

Reproduzo aqui os primeiros parágrafos da lei que instituiu o programa Fome Zero:

LEI No 10.836, DE 9 DE JANEIRO DE 2004.


Cria o Programa Bolsa Família e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o Fica criado, no âmbito da Presidência da República, o Programa Bolsa Família, destinado às ações de transferência de renda com condicionalidades.

Parágrafo único. O Programa de que trata o caput tem por finalidade a unificação dos procedimentos de gestão e execução das ações de transferência de renda do Governo Federal, especialmente as do Programa Nacional de Renda Mínima vinculado à Educação - Bolsa Escola, instituído pela Lei nº 10.219, de 11 de abril de 2001, do Programa Nacional de Acesso à Alimentação - PNAA, criado pela Lei n o 10.689, de 13 de junho de 2003, do Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à Saúde - Bolsa Alimentação, instituído pela Medida Provisória n o 2.206-1, de 6 de setembro de 2001, do Programa Auxílio-Gás, instituído pelo Decreto nº 4.102, de 24 de janeiro de 2002, e do Cadastramento Único do Governo Federal, instituído pelo Decreto nº 3.877, de 24 de julho de 2001.

Notem bem O Programa Bolsa Família é a unificação dos Programas Nacional de Renda Mínima, Bolsa Escola (criados em 2001, governo FHC), Programa Auxílio Gas (criado em 2002, governo FHC) Cadastramento Único do Governo Federal (criado em 2001, governo FHC) e o PNAA de 2003, governo Lula.

Portanto, até com o Bolsa Família Lula faz festa com o chapéu dos outros.

Em princípio de 2003 tive o privilégio de assistir, numa cidade do interior de Minas Gerais, o lançamento do Programa Fome Zero com a participação de Frei Beto (este já abandonou o barco de Lula). Frei Beto dizia que o programa Fome Zero era um programa de inclusão social, não assistencialista, que tinha como uma de seus sub programas, o programa Bolsa Família, que seria um programa emergencial até que as familhas mais necessitadas adquirissem a condição de sair do Bolsa Familia e se integrar como cidadãos produtivos na sociedade.

O que temos visto não é a redução dos assistidos pelo Bolsa Famílha, mas ano a ano o aumento do número de pessoas assistidas. Isto por si só demonstra a falência do programa social de Lula, que em lugar de diminuir o número de pessoas vivendo em condições de penúria, aumenta este número, e acabou por transformar um Programa de Inclusão Social em um programa eleitoreiro.

Mais uma vez o povo é enganado.



Um comentário:

Jurema Cappelletti disse...

Luís Inácio tem inaugurado o que já existe. TEm 'criado' programas que já existem, dando a eles apenas novos nomes. É o maior tapeador de multidões que já se viu.

Agora, com o programa habitacional, sem planejamento algum, cria um futuro fúnebre e irreversível, pois presidente algum se atrevrá a acabar com a baderna financeira criada.

Chego a pensar que o ideal, mesmo, seria Luís Inácio continuar no governo. GOSTARIA DE VER COMO ELE FARIA PARA SUPORTAR OS EFEITOS DE SEUS PRÓPROS PROGRAMAS ASSISTENCIAIS IRRESPONSÁVEIS.