quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Como Transmitir uma Idéia


Me deu na telha de escrever alguma coisa sobre a qual eu não sou muito bom - comunicação. São algumas idéias que compartilho com os amigos aguardando ajuda.

Durante os anos que trabalhei com recursos humanos em uma fábrica, aprendi que há a lingua falada pelas pessoas que tem maior grau de instrução e aquela falada pelos operários.

É tudo português mesmo, as palavras são as mesmas, mas o modo de expressa-las e o seu significado são muito diferentes.

Se pensarmos um pouco acontece o mesmo conosco e por exemplo os banqueiros e grandes industriais. Vivemos em mundos completamente diferentes. Até a escala de valores é diferente.

Maslow já no passado deu uma explicação inicial sobre isto quando falou de motivação. A primeira necessidade que temos de atender é a de sobrevivência, comida e abrigo, e a medida que atendemos a estas necessidades, elas vão mudando de enfoque. Passa pela necessidade de segurança até chegar a auto estima e realização.

A maioria do povo brasileiro não tem um atendimento adequado de saúde. Seus filhos não consguem entrar na universidade devido a má qualidade do ensino público, pensar em lazer como uma viagem a outro país nem lhes passa pela cabeça, é um sonho impossível como para nós da classe média é impossível ir a Marte. Sonhamos com uma viagem a Europa por exemplo, mas nem isto a maioria do povo pode fazer.

Aí vem Lula dizendo que saiu do maio do povão - Mentira, sabemos de sua tragetória e que foi torneiro por pouco tempo e depois foi preparado para ser o que é pela esquerda intelectual, tanto que não há outro como ele para substituí-lo. Isto faz com que o povão tenha esperança de também chegar lá.

Para se manter no poder Lula promete cotas. Cotas para a Universidade etc. Quando na realidade o que Lula diz é que só x pessoas das escolas públicas poderão entrar na universidades os demais fiquem quietos onde estão. O mesmo para os afro descendentes.

Falar para o povão que Lula gastou três milhões de reais com um convescote de prefeitos para lançar a candidatura de Dilam Rousseff não leva a nada. O povo não tem idéia do que sejam três milhões. Agora se fosse dito que gastou o equivalente a 30.000 cestas básicas, aí a coisa começa a ter sentido. Se souberem que com o que foi gasto em dois dias poderia ser usado para a compra de 3.000 computadores para as escolas, também faria mais sentido.

O meu desafio é encontrarmos meios de comunicar, na linguagem do povo, o mal que este governo está fazendo ao país. Eu sinceramente não sei e peço a ajuda dos leitores.

6 comentários:

W.NETO disse...

Perfeito Laguardia é isso mesmo! Vamos começar a trilhar por este lado, excelente sugestão! Um forte abraço!@

Jurema Cappelletti disse...

Laguardia, a idéia de começar a ler jornais mais populares é muito boa para saber o que mais interessa. Acredito que, no Rio, deve ser "O Dia", que é simples mas ainda contém alguma coisa.

Minha maior dificuldade, agora, é saber qual o assunto a ser apresentado e, pior ainda, como escrever alguma coisa de maneira bem sucinta. Aceiato susgestões quanto ao 'tema'.

Um abração, Ju

Achmed disse...

Pois é Laguardia,

Além da linguagem, seria importante também, encontrar os meios de comunicação para chegar a essa parcela da população.

Infelizmente, apesar de perfeito no conteúdo, seu blog (como qualquer outra midia não televisiva) não tem, obviamente, a penetração necessária.

Acho que isso só se fará no corpo-a-corpo, diretamente nas comunidades, como um antídoto ao bolsa-esmola!

Mury com y P... disse...

Olá amigo, temos que acordar o povo brasileiro para o seus direitos e fazer com que eles cobrem esses Direitos.Temos que parar de ficar de braços cruzados.
Abraços

Anônimo disse...

É isso mesmo Amigo!
Uma excelente idéia!
Eu sempre falar com as pessoas do governo AlibáLulálá, sempre mostrando o lado negativo e indico sempre blogs.
Falo que o governo Lula apoia o aborto,Farc,Grupo Gay e o MST.
Mostro planfetos falando do apoio dos petralhas este tipos de grupos.
Valeu...
A luta continua...

Sergio Bianchi disse...

Você sabe tudo, e disse tudo...
Nada mais claro que isso.
Eu sofro de certos arroubos de erudição, vez por outra lá no blog... Porém, tenho plena convicção que não escrevo para todos... Não há como ser capaz de atingir, por mais coloquial que você seja, quem não quer ler... E esse universo é composto pela imensa maioriria de brasileiros, internautas ou não.
Um forte abraço, amigo!