sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Pugilista cubano diz que queria refúgio no Brasil

Jamil Chade,
GENEBRA

O pugilista cubano Erislandy Lara afirma que gostaria de ter recebido o status de refugiado no Brasil. Hoje, vive como exilado em Miami, onde é boxeador profissional. "Pedi asilo à polícia no Brasil e não me foi dada a oportunidade", afirmou Lara, em entrevista ao Estado.

Em 2007, o pugilista cubano tentou escapar da delegação de seu país nos Jogos Pan-americanos do Rio. Mas foi detido alguns dias depois e devolvido ao governo de Cuba, após ser encontrado pela Polícia Federal. Na época, o governo garantiu que Lara não tinha pedido para ficar.

O então presidente Fidel Castro prometeu que o perdoaria. Mas Lara nunca mais voltou a lutar em seu país e sequer foi selecionado para os Jogos Olímpicos de Pequim. Insatisfeito, ele voltou a tentar escapar de Cuba. No ano passado, saiu de lancha no meio da noite de Cuba e chegou até o México. De lá, foi para a Alemanha. Agentes de boxe conseguiram documentos necessários para que ele pedisse residência permanente na Alemanha. No fim do ano passado, seus agentes optaram por levá-lo aos Estados Unidos, onde obteve status de refugiado.

Lara admite que não nunca ouviu falar do caso do italiano Cesare Battisti. Mas diz que achou "estranho" não ter recebido o mesmo tratamento. "Não conheço esse caso, mas eu não estava fazendo nada de errado. Mesmo assim, não me aceitaram no Brasil", afirmou.

Sem esconder a contrariedade com comentários de que age com dois pesos e duas medidas, o ministro da Justiça, Tarso Genro, disse ontem que, em 2007, recebeu "fortes protestos" da embaixada de Cuba no Brasil, por ter concedido refúgio político a outros dois outros atletas cubanos - um jogador de handebol e outro ciclista. Além deles, Tarso citou três músicos do conjunto Los Galanes."Quem pediu para ficar no Brasil ficou", afirmou, repetindo que Lara e o também pugilista Guillermo Rigondeaux não solicitaram refúgio. "Obviamente que eles não pediram refúgio e isso está mais do que provado, pois tudo foi acompanhado pelo Ministério Público e pela OAB", insistiu Tarso. "Ocorre que se martelou tanto uma inverdade que, aparentemente, ela se transformou em verdade."

Mais uma vez fica provada a mentira falada por membros do governo petista. A conversa de que os boxeadores cubanos pediram para serem repatriados para Cuba é uma inverdade.

Os demais cubanos que tiveram o asílo político concedido no Brasil foi devido ao fato de terem se apresentado a organismos internacionais antes de serem presos pela Policia Federal e extraditados para Cuba em aeronave fornecida por Chaves.

Tarso Genro prova assim que coloca os interesses ideológicos e partidários acima dos interesses humanitários e nacionais.

As atitudes tomadas pelo governo Lula são impatrióticas, ferem os interesses nacionais, são entreguistas e fazem uma política de lesa pátria em interesse próprio.

6 comentários:

Mr X disse...

Bem, o que mais esperar do Lula Lá?

Anônimo disse...

Caro Amigo,

PARABÉNS pelo Blog.
abraços,

Cézar Henrique

Anônimo disse...

É uma vergonha para o Brasil!
É pura demagogia do governo Lula e o ministro Tarso Genro,conceder asilo político a Cesare Battisti, um ex-chefe do grupo"Proletário Armados pelo Comunismo" é um assassino condenado em 1993, pela justiça italiana á prisão perpetua por quatro assassinato cometido anos 1970.
O Brasil, não é paraiso de terrorista assassino Comunista!

Unknown disse...

Parabéns pelo blog.

Muito bom o artigo, eu não havia lido, é importante que todos saibam o que ocorreu, dito por quem viveu, para podermos medir as mentiras de Lula e sua gang.

Tarso Genro é um rato, só não é mais sujo que o próprio Lula.

tunico disse...

Laguardia, as atitudes dos lulo-petistas são simplesmente: "Locupletar-se às custas do povo". De patrióticos, não têm nada. Não são entreguistas para o estrangeiro e sim querem entregar nosso patrimônio que pagamos em impostos para eles mesmos. Em suma. São ladrões. Não tenho outro adjetivo.

Kozel® disse...

Oi correlegionário de luta,me passe seu email que tenho algumas perguntas para você responder.
Abraço e bem vindo a blogosfera de resistência anti-petralha!

xzsa@netscape.net